Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Mudança climática é um grave risco para a humanidade

(ENVOLVERDE) A falta de ações drásticas para deter a mudança climática e a acelerada perda de biodiversidade coloca em grave risco o futuro da humanidade, alertou no dia 25 de outubro o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O quarto Informe Perspectivas do Meio Ambiente Mundial (GEO 4), divulgado pelo Pnuma, apresenta em suas 535 páginas uma completa análise dos esforços internacionais de proteção e preservação ecológica nos últimos 20 anos.

O GEO 4 foi apresentado faltando pouco mais de um mês para uma conferência internacional-chave que acontecerá em Bali, na Indoésia, quando serão debatidas medidas a serem tomadas depois que expirar, em 2012, o Protocolo de Kyoto, único instrumento mundial para conter o aquecimento global. Desde que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento divulgou seu próprio estudo há duas décadas, a comunidade internacional não conseguiu responder aos desafios ambientais causados pelo homem, diz o informe do Pnuma, preparado por quase 400 cientistas.

O GEO 4 indica que o crescimento populacional, os padrões de consumo não sustentáveis e a expansão urbana afetam os esforços para proteger o planeta de novos danos ambientais. Segundo o Pnuma, há muitos problemas que permanecem “sem solução e não tratados”, enquanto surgem outros novos, desde o aumento das “zonas mortas” de oxigênio nos oceanos até a propagação de novas e antigas enfermidades.

O tratado diz que a ameaça da mudança climática é “real” e exorta a realizar drásticas reduções nas emissões dos gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta, segundo a maioria dos cientistas. O estudo prevê que, até o final deste século, as temperaturas mundiais sofrerão aumento médio entre 1,8 e quatro graus.

“Estamos vivendo muito mais além de nossos meios”, disse um pesquisador do Pnuma. Quanto à diversidade biológica, o informe diz que as espécies se extinguem cem vezes mais rápido do que o ritmo registrado nos fósseis. Sessenta por cento dos ecossistemas avaliados o GEO 4 se degradaram. A perda de diversidade genética pode ameaçar a segurança alimentar, segundo os pesquisadores do Pnuma, os quais calcularam que há 14 espécies animais que constituem 90% de todo o gado e cerca de 30 tipos de colheitas que fornecem 90% das calorias da população mundial. Leia mais.

Fonte: www.envolverde.ig.com.br

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.