Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Morre “pai” do Zé Carioca e ilustrador de único livro infantil da Ultimato

Auto-retrato de CaniniMorreu nesta quarta-feira, dia 30, aos 77 anos, o desenhista gaúcho Renato Canini. Ele ficou conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca. Poucos sabem, mas Canini foi ilustrador do primeiro (e até agora) único livro infantil publicado pela Editora Ultimato: “De bichos pequenos e grandes”, de 1997, escrito em parceria com Silvana Pinheiro. 

Famoso por "abrasileirar" Zé Carioca, o ilustrador tirou o charuto, gravata e terno do personagem de Walt Disney na versão americana e o desenhou de camiseta enquanto trabalhou para a editora Abril.

Os traços bem-humorados das tirinhas de Canini traziam o olhar de um desenhista e ilustrador de mão cheia, e de um cristão de coração aberto ao Evangelho de Jesus.

Ele tinha uma boa amizade com a Editora Ultimato, que, inclusive, possui um pequeno acervo de desenhos enviados pelo próprio artista, alguns improvisadamente feitos em guardanapos, papel vegetal etc.

Nosso boletim editorial Últimas também publica charges de Canini, sempre com críticas bem-humoradas sobre assuntos como psicanálise, cultura e ciência. Inclusive, a ilustração da Carta ao Leitor da edição atual da revista Ultimato é de autoria dele.

Livro da Ultimato ilustrado por CaniniCanini lançou no final de 2012 o livro “Pago para ver”, uma coletânea de desenhos retratando gaúchos em sua lida, o pampa, cavalos, vacas e todo o universo que o cerca desde menino. Como disse o blog do Orlando, “o livro, primoroso, teve organização de Fraga, Rodrigo Rosa, Fabio Zimbres e texto de contra capa de Luis Fernando Veríssimo”.

Segundo o Diário Popular de Pelotas (RS), Canini faleceu vítima de um mal súbito ainda não identificado, e será enterrado nesta quinta-feira (31) às 16h, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Capela B.


__________
Com informações da UOL.

Atualizado em 31/10/2013, às 08h42.

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1038 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.