Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Missão Alef realiza conferência na Bahia para potencializar igrejas locais

Acontece entre os dias 4 e 6 de maio a conferência “Igreja em Movimento. Comunidades em Transformação”, em Candeias, na Bahia. Promovida pela missão Alef, a conferência tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão entre pastores e líderes, para que eles desenvolvam uma visão teológica do que significa ser igreja de Jesus para própria comunidade ou cidade.

A conferência contará com a participação de Leandro Silva, presidente da Missão ALEF e missionário da Action Brasil; José Marcos, pastor da Igreja Batista Coqueiral e Presidente do Instituto Solidare, em Recife (PE); Valtenci Oliveira, pastor da Igreja Batista Jardim Brasil em Natal (RN); Simea Meldrum, assessora de Compromisso Cristão da Visão Mundial Brasil e pastora da Igreja Anglicana Água Viva, atuante no lixão de Olinda (PE); Marcos Mendes, pastor da Assembleia de Deus Ministério Internacional Paz e Vida Congregação do Potengi em Natal (RN); e Renildo Diniz, pastor da Igreja Batista Esperança em Natal (RN) e vice-presidente da Missão ALEF.

De acordo com coordenação do encontro, “a conferência visa contribuir para um movimento participativo que mobilize o povo de Deus frente aos desafios centrais de suas comunidades locais”. Além de conectar pastores e líderes, espera-se também a presença e participação de profissionais cristãos de diversos campos, já que o encontro foca na partilha de conhecimento, treinamento, estratégias, oportunidades e ferramentas.

Confira a breve entrevista que Leandro Silva, presidente da Missão Alef, concedeu ao portal Ultimato sobre a conferência.

Ultimato – Quais as características de uma igreja em movimento?
Leandro – O primeiro pré-requisito é que a igreja desenvolva uma visão teológica do que significa ser igreja de Jesus para sua própria comunidade ou cidade. Igrejas em movimento são centradas no evangelho, atentas a cultura, equilibradas e missionais, compreendem e se comprometem com a abrangência da missão integral de Deus, sendo sensíveis aos desafios de seu próprio contexto, com uma atuação ministerial compassiva e encarnada. Cada igreja local deve desenvolver uma atuação pertinente e fiel na realidade onde está inserida.

Seus líderes entendem que a missão não é um departamento, mas o coração da igreja, de modo que tais igrejas desenvolvem uma visão cativante para o serviço em sua própria comunidade e uma cultura de compromisso sacrificial, em que a visão é colocada acima de interesses e conforto; possuem flexibilidade generosa para com pessoas e instituições que não fazem parte do seu rol de membros; e produzem espontaneamente novas ideias e líderes, crescendo "a partir de dentro".

Ultimato – Quais as principais barreiras que impedem igrejas locais de transformar positivamente suas comunidades?

Leandro – Dois são os principais motivos que identificamos para que dezenas de igrejas em um único bairro não tenham maior impacto social: uma visão missiológica reduzida e a ausência de unidade do corpo de Cristo. Mais comumente, a missão tem sido entendida como "salvar almas para o céu", mas essa perspectiva não considera o quão radical foi a encarnação de Jesus, que em seu ministério ia por toda a parte "pregando, ensinando e fazendo o bem" (Mateus 10.38). Por maior que seja, nenhuma igreja local pode mudar sozinha toda uma região. Esse trabalho é coletivo. Há também muitas igrejas locais que carecem de urgente revitalização e uma enorme necessidade de desenvolvimento de liderança saudável. Para transformar o seu contexto as igrejas e organizações cristãs precisam fazer parte de um movimento capaz de abranger o bairro ou comunidade toda e cujo relacionamento seja de encorajamento e estímulo mútuo.

Ultimato – É possível levar a conferência para outras cidades? O que é preciso fazer?

Leandro – Temos planejado levar a conferência para outras cidades, com o propósito de cooperar no desenvolvimento de movimentos missionais locais com a "cara" de suas próprias cidades e comunidades, em que ocorra o desenvolvimento de liderança, o pastoreio e encorajamento mútuo e a cooperação prática entre as igrejas locais na missão integral. Já temos conferências agendadas para São Paulo (30/06 e 01/07), Recife (07 à 09/09) e Natal. Para iniciar uma conversa sobre a realização da conferência "Igreja em Movimento - Comunidades em Transformação" em sua cidade, basta escrever um e-mail para diretoria.alef@gmail.com e seguiremos em contato.

Serviço
Evento: Conferência “Igreja em Movimento. Comunidades em Transformação”.
Data: 4 a 6 de maio.
Local: Segunda Igreja Batista em Candeias, Bahia.
Inscrições pelo telefone (71) 3601-1920 ou pelo e-mail: sib.candeias@gmail.com
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 954 [ver]

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.