Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Mensagem à igreja cristã – vacinas contra a Covid-19

Por Gustavo Assi
 
Eu gostaria de enviar esta mensagem sobre a vacina contra a Covid-19 aos meus irmãos em Cristo, aos cristãos das diversas igrejas brasileiras. 
 
É claro que estamos passando por um momento muito difícil. Com a chegada da pandemia, muitas de nossas famílias estão sofrendo com perdas de familiares e restrições em nossa vida. No último ano tudo mudou. E creio que todos queremos que esta pandemia termine para podermos retornar às nossas vidas. Essa tem sido a minha oração e espero que essa seja a sua também.
 
Nós temos muito o que aprender com todas estas mudanças e eu acredito que aprendemos muito sobre nós mesmos, nossos relacionamentos uns com os outros e sobre Deus quando passamos juntos por tribulações. Certamente aprenderemos muito com essa pandemia, mas não podemos nos esquecer do que já aprendemos antes.
 
Tenho medo de que muitos irmãos estejam passando por dúvidas justamente por terem se esquecido de coisas importantes que aprendemos no passado. Estou falando da nossa compreensão da soberania divina e sua ação no mundo.
 
Ora, nós cristãos temos certeza de que Deus é todo-poderoso e que nada, nada mesmo, está fora de seu controle no mundo. Ao longo da história, aprendemos que Deus é soberano e age no mundo de diversas formas.
 
Às vezes ele age diretamente, sem usar nenhum meio, através de intervenções sobrenaturais. Foi assim que ele agiu no nascimento de Cristo, na sua ressurreição, nos muitos milagres que lemos, e até experimentamos. Algumas vezes, Deus age assim, imediatamente, sem usar nenhum meio. Mas, outras vezes, Deus age, imediatamente, usando de meios naturais que certamente estão sob controle. Foi assim que ele levou José até o Egito para formar uma nação, foi assim que jugou seu povo levantando os impérios da história, foi assim que espalhou sua igreja por meio de viagens missionárias e da pregação do evangelho. E, lendo a Bíblia e refletindo sobre a sua vida, você vai ver que, ao longo de toda história, Deus agiu muito mais além do controle das coisas normais e naturais do que por meio de ações diretas ou milagrosas. Deus está no controle da história, mesmo quando tudo parece normal e natural.
 
Entenda que se Deus agir sobrenaturalmente ou através de qualquer meio natural, ainda é ele quem age e as duas formas de agir estão igualmente debaixo da sua soberania. Por exemplo, pense em uma pessoa que está doente no hospital. Deus pode agir sobrenaturalmente para sua cura, basta ele querer e operar o milagre, mas Deus também pode agir por meio dos médicos, dos medicamentos ou terapias para cura. Seja por meio de milagres ou tratamentos que tem explicação natural, tenha certeza que é Deus quem está no controle. 
 
Você já ouviu alguém dizer: “Ah! A medicina já fez tudo o que podia, agora está nas mãos de Deus”. Não! Sempre esteve nas mãos de Deus. É ele quem age por meio dos processos naturais que a medicina desenvolveu e consegue explicar. Deus não entra em ação apenas quando os métodos humanos terminam, Deus está em ação naturalmente e sobrenaturalmente. Deus não é menos poderoso se a cura de uma paciente tiver explicação pela medicina. Tenha certeza de que o poder de Deus se manifesta mesmo quando as coisas seguem normalmente, mesmo quando não há milagres. 
 
Por que este ensinamento não pode ser esquecido nos dias de hoje? Porque estamos passando por um momento em que cristãos estão questionando quem é que está salvando o mundo desta pandemia. Seria a ciência com sua vacina ou seria Deus?
 
Infelizmente eu já ouvi cristãos dizendo coisas do tipo “Quem você pensa que vai nos salvar dessa pandemia: a vacina ou Deus?” Gente, isso é um absurdo! É como se a única forma de Deus nos salvar desta pandemia fosse por meio de uma intervenção sobrenatural, de um milagre. Não é. Deus pode nos salvar através de qualquer meio que ele quiser, inclusive a vacina. Deus pode até querer não nos salvar. Qualquer que seja o resultado ou o método, tenha certeza de que tudo está debaixo da soberania de Deus.
 
E neste momento crítico, há muitos cristãos duvidando e questionando os avanços da ciência, como se a ciência fosse uma força do mal lutando contra a soberania e a ação divina. É justamente ao contrário. Ao longo da história, Deus permitiu a humanidade desenvolver a ciência, em especial, neste caso, a imunologia ao ponto que hoje nós conseguimos desenvolver vacinas seguras e eficazes para um vírus mortal e global em menos de um ano. Você já agradeceu e glorificou a Deus por isso?
 
Claro que Deus usou de muitos meios naturais, do esforço e da inteligência de muita gente para conhecer o mundo por meio da ciência e do desenvolvimento da tecnologia para desenvolver vacinas. Por que todo esse processo estaria fora do controle e da soberania de Deus? Não está.
 
Se Deus nos abençoou com a ciência que faz vacinas, se hoje temos vacinas sendo produzidas e distribuídas no mundo, se estas vacinas vão nos salvar desta pandemia, glorifique a Deus por isso. Saiba que ele está agindo soberanamente através destes meios.
 
É triste ver cristãos falando bobagens sobre vacinas, dizendo ser coisa do diabo, que tem a marca da besta, que impedirão a ação de Deus no mundo ou bobagens desse tipo. Agradeça a Deus pelas vacinas que estão chegando, pelo conhecimento adquirido pelos médicos e enfermeiros ao longo da pandemia. Agradeça pelos protocolos de tratamento, pelas ações de distanciamento, pela disponibilidade de máscara e álcool em gel e por todas as medidas que a ciência descobriu para nos salvar do vírus. Agradeça a Deus pela ciência e por todas estas coisas na certeza de que através de todos estes meios a sua soberana vontade está sendo manifesta. Enxergue a ação de Deus através dos meios naturais que ele mesmo criou e sustenta. 
 
Por fim, quando o assunto for vacina, escutem apenas quem está qualificado para falar. É a comunidade científica que está qualificada para nos informar sobre eficácia e segurança de vacinas. Não é a sua mãe, seu vizinho, seu grupo de WhatsApp, os políticos de sua região nem o seu pastor. Escute o que os cientistas estão falando na certeza de que Deus providenciou o avanço deste campo ao longo da história e debaixo da sua soberania. 
 
Apesar de eu ser um cientista, não estudo muito sobre vacinas. Não posso afirmar nada sobre elas que eu tenha aprendido com colegas especializados nessa área. É preciso respeito ao campo científico; portanto, dê ouvidos a quem pode nos informar com propriedade. E, claro, com base no que os nossos colegas cientistas da área nos afirmam. Preparem-se para tomar as vacinas, elas são a melhor arma para acabar com a pandemia.
 
Quando você estiver recebendo a sua dose, feche os olhos e agradeça a Deus por todas as pessoas envolvidas neste processo. Por toda a tecnologia, por toda a ciência, por todo o conhecimento e agradeça a Deus por sua ação soberana que nunca falhou. Se Deus quiser, ele vai nos salvar desta pandemia. E eu creio que as vacinas fazem parte desta salvação, debaixo da sua vontade soberana. Que Deus nos abençoe.

Nota: Este texto é uma transcrição do vídeo "Vacinas contra COVID", de Gustavo Assi, publicado em seu canal no YouTube.

• Gustavo Assi é docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e conselheiro da Associação Brasileira Cristãos na Ciência.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.