Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Jornais europeus destacam crescimento dos "sem religião" no Brasil

"Sem religião" são os que optaram pela não pertença formal a uma instituição religiosa. "São pessoas que mantêm a fé, ou pelo menos uma forma de espiritualidade, mas rejeitam o rótulo religioso. São a expressão de uma crise geral das instituições, que não poupa as igrejas", definiu o professor universitário, doutor em Sociologia e colunista da revista Ultimato, Paul Freston, à repórter Chantal Rayes, correspondente em São Paulo do jornal francês “Libération”.

Em artigo para a revista Ultimato 338 (setembro-outubro/2012), Freston já dizia a respeito dos “sem-religião” com base no Censo Religioso de 2010:

“Os sem-religião também cresceram, mas não tanto quanto nas últimas décadas do século 20. De 7,3% em 2000, chegaram a 8,0% em 2010. Pela primeira vez, o Censo mostrou claramente o que já se desconfiava: apenas 4% dos sem-religião são ateus!”

Também ouvido pela repórter, o professor Dario Paulo Barrera, doutor em Ciências da Religião, destacou que os "sem religião" não se restringem às camadas mais ricas da sociedade, mas também se manifestam com intensidade nas periferias das metrópoles e entre pessoas de baixa escolaridade. O fenômeno está presente em outros países da América Latina, como Chile, Argentina e Uruguai.

Além do “Liberátion,” a matéria foi reproduzida no “Le Temps”, da Suiça e “Le Soir”, da Bélgica, por motivo da visita do papa Francisco ao Brasil.

______
Com informações da ALC Notícias.


Leia mais
O sentido do Censo 2010 (Paul Freston) 
Uma sociedade cada vez mais descrente (Alderi Souza de Matos) 
Tem Alguém Aí em Cima? (Bráulia Ribeiro)
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.