Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

ITA recebe o I Fórum de Cosmovisão e Universidade

Em 20 de agosto, a partir de 13h30, acontece no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) o I Fórum de Cosmovisão e Universidade, que conta com palestras de doutores atuantes na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no próprio ITA, e tem como público-alvo docentes, universitários e alunos do ensino médio.

De acordo com Karl Heinz Kienitz, idealizador do evento, o objetivo do fórum é “mostrar a importância de uma cosmovisão bem refletida como aliada da atuação da universidade e como habilitadora de uma atuação profissional e pessoal que, simultaneamente, atenda as dimensões individual e coletiva”. Pelas reflexões sobre cosmovisão, a preocupação com fé e valores cristãos também são assuntos que devem vir à tona.

As discussões do fórum, mais direcionadas às Ciências Exatas e Engenharias, terão os temas “O lugar da fé nas diversas funções da universidade: por uma epistemologia e uma ética de diálogo”, com Arthur Grupillo Chagas (UFS), doutor em Filosofia, “Evidências científicas e filosóficas favoráveis a uma cosmovisão teísta”, com o doutor em Física Roberto Covolan (Unicamp), “Dilemas criacionistas e materialistas: do Deus das lacunas ao niilismo”, com Erico Rempel (ITA), doutor em Computação Aplicada, e “Reflexões sobre fé, cosmovisão e engenharia”, por Karl Kienitz (ITA), doutor em Engenharia Elétrica.

Karl aponta que um dos desafios quanto à relação entre fé cristã e conhecimento científico é o fato de que há “um desconhecimento absolutamente chocante da trajetória de vida dos grandes cientistas que, sem qualquer dilema maior, viveram sua fé cristã e ‘moveram montanhas’ em termos de avanços científicos: basta nos lembrarmos de gigantes como Maxwell, Joule, Pasteur e Planck”.

A compreensão de que o pensamento acadêmico e a fé cristã podem andar juntas tem crescido no Brasil. Ela não é nova, mas vem sendo resgatada de um oceano de equívocos e preconceitos produzidos a partir de debates mal conduzidos, principalmente durante o século XIX. “Convém lembrar que também no Brasil temos grata e reverente lembrança de gigantes intelectuais como Ruy Barbosa e Carlos Chagas Filho, para quem fé cristã e ciência caminham juntas, se nós assim permitimos”, diz Karl.

Atuando no campo da pesquisa técnico-científica e do preparo de profissionais de engenharia, Karl destaca que para que os profissionais da área tecnológica estejam preparados para conduzir a sociedade aos e através dos novos desafios que se apresentam, precisam saber e refletir sobre o que pensam quanto ao propósito e o valor da vida, sobre o meio-ambiente, e tantos outros assuntos (co)determinados pela cosmovisão e também pela fé, seja cristã ou não.

“Precisamos estar maduros para as reflexões e tensões necessárias, caso contrário podemos ser vitimados por uma paralisia profissional e humana. É por isso que a universidade, nesta resposta pensada especialmente como universidade técnica, precisa favorecer (também) a discussão de assuntos como os que constituem a pauta do fórum”, conclui.

Serviço
Evento: I Fórum de Cosmovisão e Universidade.
Data: 20 de agosto.
Local: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).
As inscrições custam R$10,00 e mais informações podem ser obtidas neste link.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 964 [ver]

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.