Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Irmão não vota em irmão

O resultado da enquete lançada na semana seguinte às eleições, com a pergunta “o que mais influenciou o seu voto?”, não é o que poderíamos chamar de ortodoxo.

Das opções oferecidas como capazes de influenciar o voto, “religião” e “filiação partidária” foram “esquecidas” pelos internautas. Tanto a roupagem religiosa como o partido parecem não ter peso na escolha do eleitor, ao contrário de outros tempos, quando a demonização dos candidatos começava pelo partido político e a santificação, pela cartilha religiosa. Seria o fim do proselitismo das campanhas?

Os números parecem também dizer coisas aparentemente contraditórias. É verdade que não estamos escolhendo pastores, bispos ou diáconos para as nossas igrejas. Desse modo, o critério “religião” (ou religiosidade) perde força. Ao mesmo tempo, mesmo assumindo que o processo eleitoral é parte importante da participação política, o critério “político” parece ter sido excluído das motivações dos eleitores. Ou, de outro modo, poderíamos dizer que para os eleitores a “filiação partidária” diz muito pouco sobre o candidato.

Em tempos de escândalos a granel, destaque para a “ética pessoal”, opção escolhida pela metade dos participantes. Interessante também que os internautas estão atentos à “história política” e ao “programa de governo” dos candidatos.

Resultado final:
Filiação partidária: 2%
História política: 23%
Religião: 0%
Programa de governo: 21%
Ética pessoal: 49%
Envolvimento social: 5%

Obrigado por sua participação.


É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.