Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Impedimento na educação

Karl Heinz Kienitz

“Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam. Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.” (Mt 19.13-14)

“Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: [...] qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe. Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.” (Mt 18.2-6)

Por educação entende-se o conjunto e o resultado dos processos pelos quais a sociedade transmite de uma geração à seguinte sua herança e experiência social, intelectual e religiosa acumulada. Em parte, estes processos são informais e incidentais e ocorrem em formas de convívio e atividade social sem motivação educacional essencial. Os processos educativos mais formais são projetados para:

- dar aos membros imaturos da sociedade um domínio sobre os símbolos e a técnica da civilização, incluindo a leitura e escrita, as artes, as ciências, e a religião;

- ampliar a bagagem do indivíduo e o conhecimento da comunidade, além das demandas momentâneas definidas por atividades diretas do ambiente imediato.

De um ponto de vista bíblico, cabe à família a responsabilidade fundamental no processo educativo, incluindo o aprendizado das verdades sobre Deus. Tal visão de educação é explicitada em textos bíblicos antigos, como, por exemplo, na instrução específica aos pais israelitas: “Lembrem desses mandamentos e os guardem no seu coração [...] e não deixem de ensiná-los aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” (Dt 11. 18-19). Já nos evangelhos, Jesus enfatiza que uma criança deve ter a oportunidade “de vir a ele”. A dimensão espiritual da educação foi reafirmada por Comenius (1592-1670), pai da educação moderna, e por grandes educadores cristãos que o sucederam.

Uma visão bíblica de educação é compatível com a Constituição Brasileira, que preconiza: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Na Constituição a família é entendida como a base da sociedade e conta com a proteção especial do Estado. Como entidade familiar é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher. Assim, o Estado deve ser um coadjuvante fundamental da família. Com relação ao processo formal do ensino, a Constituição também preconiza princípios compatíveis com uma visão bíblica.
primeira | anterior | Página: 1/2 | próxima | última
Tem doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica Federal de Zurique, Suíça. É professor de engenharia em São José dos Campos (SP). É editor do blog Fé e Ciência.
  • Textos publicados: 32 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.