Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Igreja brasileira do tamanho do Brasil

Era janeiro de 2006. Quase toda equipe de Ultimato tinha acabado de participar do Missão 2006, promovido pela ABUB em Viçosa. Sentimo-nos ainda mais desafiados e desejosos de servir ao Reino. Logo depois, atendendo a um convite da Tearfund, participamos (eu e Lissânder Dias, então coordenador da Rede Mãos Dadas) de um encontro com seus parceiros em João Pessoa (PB), onde foi definido o marco estratégico da organização para os próximos anos. Naqueles dias desfiamos um cipoal de estatísticas a respeito da situação social, econômica e religiosa do Nordeste e do Norte. Fomos fortemente tocados pela constatação das desigualdades regionais e pelas histórias tristes de pessoas reais, provocadas por esta situação.

Mas a história começou antes: nossos contatos com muitos amigos de caminhada e parceiros das regiões Norte e Nordeste já tinham trazido à tona alguma tristeza e desconforto com o distanciamento da igreja nacional destas regiões, a impossibilidade de muitos deles participarem da agenda nacional da Igreja, o isolamento e a falta de conhecimento e - consequentemente - de celebração do que os irmãos destas regiões realizam. Ultimato já apoiava várias iniciativas destes irmãos e organizações, seja auxiliando na divulgação de eventos e de suas histórias, seja enviando revistas gratuitamente.

Por outro lado, a constatação – em outras áreas, que não as regionais – de situações aviltantes geradas pela desigualdade já nos afligia há muito tempo.

Chegando do encontro em João Pessoa, passamos um bom tempo refletindo: o que uma editora pode fazer para diminuir este fosso? De que forma nossos produtos (revista, livros, conteúdo online), nossa “expertise”, nossa história, nossos relacionamentos poderiam contribuir? Conversamos com alguns parceiros, tomamos conselhos com sábios irmãos das regiões citadas e, por fim, elaboramos uma proposta e a submetemos à Tearfund (ONG cristã que apoia iniciativas de desenvolvimento social). No final de 2007 recebemos, com muita alegria, a resposta positiva.

Realizamos um concurso para escolha do nome. O escolhido foi Paralelo 10 , que faz uma referência ao paralelo que corta alguns estados do Norte e Nordeste. O projeto começou oficialmente em abril de 2008. Além do apoio da Tearfund, temos a parceria do Centro Evangélico de Missões (CEM). Os objetivos do Paralelo são o fortalecimento de lideranças do Norte e Nordeste do Brasil para a prática da missão integral e, por meio de um intercâmbio entre as regiões brasileiras, tornar as igrejas nortistas e nordestinas mais conhecidas e reconhecidas.

>> Acesse a linha do tempo do Paralelo 10

Nestes sete anos de existência do projeto, quase de 80 mil revistas Ultimato e mais de mil exemplares de livros da editora foram enviados gratuitamente a líderes cristãos do Norte e Nordeste. Além disso, dez bolsistas receberam apoio para estudarem missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM), em Viçosa (MG).
Além disto, promovemos a troca e divulgação de boas experiências por meio da publicação de iniciativas, projetos, reflexões, imagens, canções e outras coisas boas realizadas no Norte e Nordeste.

Mas – embora os números possam servir de indicadores – sabemos que o Paralelo 10 faz um trabalho de “formiguinha”. Escolhemos estar ao lado dos lideres mais simples e afastados das oportunidades, fomentar um relacionamento entre nós e eles, permitir a formação paulatina por meio da leitura, alegrarmo-nos com suas conquistas simples.

Neste oitavo ano do projeto, oramos para que Deus nos capacite a continuar sendo bênçãos para estes irmãos e recebendo bênçãos a partir deste relacionamento.

Aproximando talentos


1.
Valdemar Alves mora em Manaíra, PB. Ele é membro da Ação Evangélica (ACEV), igreja muito atuante na Paraíba. Seu sustento vem do trabalho como pedreiro, mas ele desenvolve outras atividades não remuneradas, entre as quais a de representante do Paralelo 10. Há dois anos e meio, ele promove encontros com irmãos da igreja e outros conhecidos a partir da leitura dos artigos publicados na revista Ultimato. Sua alegria e animação são contagiantes!

2.
A Igreja Assembleia de Deus de Nova Cruz, RN, não é a mesma desde que o seu pastor, Jean Rodrigues de Oliveira, passou a ser representante do Paralelo 10. Interessado nas questões da comunidade onde está a igreja, Jean encontrou no projeto o incentivo necessário para se envolver e incentivar os crentes a trabalharem com ela. Ele faz questão de destacar que há dois anos é representante do Paralelo 10 “na igreja” e “na cidade”. Desde então, somou às atividades pastorais a liderança de um grupo de estudos sobre missão integral e outras atividades relacionadas aos bons-tratos de crianças e ao combate à exploração sexual infanto-juvenil e ao uso de drogas nas escolas. Jean não faz nada disso sozinho. Segundo ele, o projeto é um estímulo ao trabalho pela promoção do reino de Deus e ao envolvimento de outros nesta missão.


Leia também
Mais do que notícias: sete anos de aproximação (exclusivo para assinantes)


É diretora administrativa da Editora Ultimato.
  • Textos publicados: 18 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.