Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Guerras e Isis forçam êxodo sem precedentes de cristãos sírios e iraquianos

Um recente comunicado da Portas Abertas, em parceria com as organizações Served e Middle East Concern, revelou que entre 50% a 80% dos cristãos sírios e iraquianos emigraram desde o início da guerra civil síria em 2011 e o surgimento do grupo terrorista Estado Islâmico, em 2014.

A publicação, intitulada “Compreendendo as imigrações recentes de cristãos sírios e iraquianos a países do Oriente Médio e Europa”, se baseia em métodos de investigação qualitativa e por meio de documentação e entrevistas com experientes líderes cristãos da Europa e Oriente Médio. O estudo é o quarto da série de publicações da campanha Esperança para o Oriente Médio, promovido pela Portas Abertas e disponível em: www.puertasabiertas.org/unmillondevoces.

Ainda que o número de cristãos que abandonaram a Síria seja maior, a proporção é mais alta no Iraque, “especialmente porque os números cobrem os últimos anos em comparação com os números na Síria durante os últimos meses”, aponta o comunicado. Por meio da comparação dos números dados por diferentes especialistas, o estudo concluiu que a população cristã do Iraque reduziu de 300.000, em 2014, para aproximadamente 200.000, atualmente – muitos dos quais, ainda não abandonaram seu país, vivem como deslocados internos. Já na Síria, se estima que os 2 milhões de cristãos que se calculava em 2011 foi reduzido, praticamente, pela metade.

De acordo com o estudo, “muitos preveem a saída de quase todos os cristãos durante os próximos três anos se se prolongar a situação de violência”.

Nota: Notícia publicada originalmente em Protestante Digital. Clique aqui e leia na íntegra.

Acesse aqui o estudo [em espanhol] publicado por Portas Abertas, em parceria com Served e Middle East Concern, em abril deste ano.

Foto: Vista aérea de la ciudad de Homs, en Siria.

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.