Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Exemplares raros da Bíblia de Gutenberg estão disponíveis online

Agora de qualquer lugar do mundo é possível acessar a Bíblia de Gutenberg, produzida no primeiro tipo móvel, no século XV. Considerada uma jóia do património universal, os arquivos da Bíblia estão disponíveis em Gallica, a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França (BNF).

A instituição possui dois exemplares conservados, digitalizados em alta definição para tornar mais fáceis o acesso e a navegação pelo texto bíblico, atendendo às necessidades de pesquisadores e do público geral.

As duas cópias mantidas pela BNF fazem parte dos apenas 50 exemplares da Bíblia de Gutenberg ainda existentes no mundo, que foram impressos por volta de 1455 na primeira prensa gráfica, criada pelo alemão Johannes Gutenberg.

O invento de Gutenberg foi essencial para o movimento da Reforma Protestante. A disseminação das ideias de Lutero, na escala alcançada, foi possível em grande parte pelo surgimento dessa máquina que facilitava a impressão de arquivos.

Uma das cópias da Bíblia, a mais rara, impressa em papel vegetal, possui quatro volumes, ricos em ilustrações. A outra possui dois volumes e é mais modesta, mas também de grande importância histórica, acompanhada de uma nota manuscrita, de 1456, atestando a data de impressão da Bíblia.

É possível conferir os volumes, todos em latim, aqui.

(Com informações de Protestante Digital)
Foto: Wikimedia Commons

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.