Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Lideranças religiosas debatem sobre mudanças climáticas em evento Fé no Clima

O Encontro Internacional Fé no Clima acontece hoje (25 de agosto), no Rio de Janeiro, e reúne 12 lideranças nacionais e internacionais de comunidades religiosas diversas para discutir as mudanças climáticas e assinar a Declaração Fé no Clima.

O evento é realizado pelo ISER (Instituto de Estudos da Religião) em parceria com o GIP (Gestão de Interesse Público), tendo como pano de fundo do evento a Encíclica Papal "Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum" e a 21a Conferência da ONU do Clima em Paris (COP-21), que ocorre em dezembro deste ano.

Os convidados são lideranças engajadas com o tema socioambiental e irão expor suas visões sobre os fundamentos de sua tradição religiosa que versem sobre o cuidado da humanidade com a criação. Também serão apresentadas as ações concretas que suas comunidades religiosas têm tomado diante do tema da ecologia e, mais especificamente, das mudanças climáticas.

Entre os convidados estão os pastores Timóteo Carriker, blogueiro do portal da Ultimato, e Ariovaldo Ramos, articulista da revista Ultimato. Também participa do evento a organização cristã A Rocha Brasil, que trabalha em prol do cuidado ao meio ambiente e conta com blog no portal Ultimato.

Declaração Fé no Clima
A expectativa é que os desdobramentos do encontro gerem ação entre essas lideranças em prol da conscientização de suas comunidades sobre a importância de se lidar com o tema das mudanças climáticas. No final do evento será assinada a Declaração Fé no Clima, que será encaminhada à Presidência da República e ao Ministério de Meio Ambiente, com o intuito de posicionar as comunidades religiosas diante desse importante tema da agenda política nacional e internacional.

O Encontro Internacional é uma das atividades da iniciativa Fé no Clima, promovida pelo ISER e o GIP, que busca criar mais espaço para comunidades religiosas de tradições diversas interagirem e evidenciarem suas próprias experiências de engajamento com o tema das mudanças climáticas.

Histórico da iniciativa
Em 2008, o ISER realizou uma pesquisa de opinião intitulada "O que as lideranças brasileiras pensam sobre mudanças climáticas e o engajamento do Brasil?", reunindo percepções de 120 lideranças de diversos segmentos da sociedade brasileira (mídia, congresso, empresas, academia, ONGs e governo). Em 2009, escutaram o que lideranças religiosas tinham a dizer sobre o tema. Como parte daquela iniciativa, o ISER organizou um encontro multireligioso no qual os participantes compartilharam e conheceram iniciativas de adaptação e educação em curso no Brasil. Assista ao vídeo do encontro.

Com informações da Assessoria de Comunicação Fé no Clima
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.