Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Estréia da Globo repete empulhação

A história é velha e o folhetim, surrado. Mas a força da Rede Globo repete à exaustão os supostos poderes, premonições, entre outros efeitos do gênero, para mexer com as emoções do respeitável público. O circo está armado e começa hoje mais uma novela “espiritualista”. Na verdade, Walcyr Carrasco, supervisor, Duca Rachid e Thelma Guedes adaptam o texto original de Ivani Ribeiro. Trata-se de mais um remake da Globo.

Como sempre, a pretensão é apresentar uma religiosidade “católico-espírita”, “espírita-cristã” e até “protestante-espírita”. Tal salada mística alavanca a audiência e enche os cofres da grande Rede. A massa parece não saber se gosta mais da brincadeira de adivinhação, dos “fluidos” e “dons” do “profeta” ou do consolo de uma vida em evolução, em que nos livramos das responsabilidades e a vida gira como uma roda-gigante fatalista. E, claro, tudo acaba bem...

Nada mais anticristão. Aliás, quem é espírita não é cristão. Não há a menor possibilidade de alguém professar o cristianismo e ao mesmo tempo professar o espiritismo. É uma coisa ou outra. O Brasil não é apenas o país mais católico do mundo, mas também o país mais espírita do mundo. E a Rede Globo sabe disso. Dizer que a novela é um espaço para o debate sobre o espiritismo é bobagem. A Globo alimenta o sincretismo e regurgita o espiritismo.

O novelista Walcyr Carrasco já disse a que veio em “Alma Gêmea”: “Não poderia fazer um trabalho se eu não acreditasse no tema”. A inspiração do ator Thiago Fragoso, o “profeta”, vem do budismo e das biografias de Chico Xavier. Ou seja, tirem as crianças da sala porque vem aí mais um campeão de audiência...

Acesse a edição especial sobre espiritismo da revista Ultimato.

Para ler sobre predestinação, eleição e livre-arbítrio, acesse Confissão de Um Peregrino, de Francisco Leonardo Schalkwijk.

Para ler sobre escatologia, acesse O Tempo de Deus — a Bíblia e o futuro.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.