Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

É tempo de orar por 100 milhões de cristãos perseguidos

A Missão Portas Abertas promoverá neste domingo, dia 22, mais um Domingo da Igreja Perseguida (DIP). Milhares de igrejas brasileiras se preparam para, durante seus cultos dominicais, falar e orar pelos irmãos e irmãs vítimas de perseguição religiosa.

O DIP é um dia de intercessão pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo. Estima-se que, atualmente, 100 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de hostilidade por causa da sua fé em Jesus. O tema deste ano é a situação dos cristãos no Iraque e na Síria.

“Atualmente, o extremismo islâmico é de longe a mais significativa fonte de perseguição no mundo”, afirma na entrevista abaixo, Marco Cruz, secretário geral da missão no Brasil.

O DIP foi idealizado pelo Irmão André (fundador da Portas Abertas) e acontece no Brasil desde 1988. Com este esforço de oração, a Missão quer servir cristãos perseguidos e conscientizar a igreja brasileira a respeito da perseguição religiosa.

Confira a entrevista de Marco Cruz a seguir:

***

“A oração não é uma preparação para a batalha; a oração é a batalha”

Portal Ultimato - O tema do DIP deste ano é “Esperança para a Igreja no Iraque e Síria”. Por quê?


Marco Cruz - Atualmente, o extremismo islâmico é de longe a mais significativa fonte de perseguição no mundo. 70% dos países listados na Classificação da Perseguição Religiosa 2016 são afetados por esse tipo de perseguição, que pode vir dos governos, das comunidades e até mesmo das próprias famílias.

A guerra civil na Síria e o crescimento do grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico no Iraque e também na Síria têm forçado milhares de cristãos a fugirem em busca de um lugar de paz.

Os radicais têm procurado extinguir a igreja nesses países. É por esse motivo que convidamos os cristãos da igreja livre no Brasil a orar para que o evangelho continue sendo proclamado ali e para que a esperança em Jesus continue viva no coração dos cristãos.

Portal Ultimato - A campanha é mundial, mas no Brasil acontece há quase 30 anos (desde 1988). Como a Igreja Brasileira tem respondido à situação da Igreja Perseguida? O que tem mudado sobre nossa percepção nesses anos? Somos uma igreja mais engajada com a causa?

Marco Cruz - O engajamento da igreja brasileira em favor da Igreja Perseguida tem se ampliado. A cada ano, novos parceiros e igrejas têm se envolvido no fortalecimento dos cristãos perseguidos. Ao olharmos para o nosso país, há espaço para uma mobilização ainda maior. Já temos mais de 8 mil igrejas brasileiras de todas as regiões no Brasil inscritas para organizar o DIP, mas, apesar de esse número crescer ano a ano, ainda é grande o número de irmãos que desconhecem a Igreja Perseguida.

Portal Ultimato - Gostaríamos de saber um pouco mais sobre os números do DIP no Brasil. Dá para fazer um “mapa”? Que regiões mais participam? Que regiões menos participam?

Marco Cruz - O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento de oração que tem a participação de irmãos e igrejas de todos os Estados do Brasil. Neste ano, mais de 8 mil igrejas estão se comprometendo em realizar o DIP. Cerca de 24% das igrejas são de São Paulo, enquanto que 0,2% encontram-se no Acre (números parciais até o momento).

Portal Ultimato - Há histórias interessantes de engajamento no DIP? Poderiam nos contar algumas?

Marco Cruz - Certa vez, toda uma igreja se mobilizou para encontrar e adquirir as bandeiras dos 50 países mais perseguidores aos cristãos. Foi um grande desafio encontrar e adquirir todas elas. Aquilo virou um alvo da igreja. Durante o DIP, todos os membros presentes foram divididos em grupos, em que cada um pôde orar por um país específico tendo o símbolo nacional daquela nação em suas mãos. Houve clamor e quebrantamento coletivos. Até hoje, os irmãos daquela igreja se lembram do país e dos irmãos perseguidos pelos quais intercederam.

Portal Ultimato - Considerando a situação dos cristãos perseguidos, como, de modo geral, a igreja global tem lidado com a perseguição?

Marco Cruz - A perseguição aos cristãos tem crescido e se espalhado pelos países. Como resposta a esse fenômeno, a ação da igreja livre em favor dos cristãos perseguidos também tem crescido. Entretanto, a necessidade de apoio é maior do que a nossa capacidade de atendimento às solicitações da Igreja Perseguida. Isso exigirá da igreja global um maior envolvimento nos próximos anos.

Portal Ultimato - Além da oração, como a Igreja Brasileira pode ajudar a Igreja Perseguida?

Acessando nosso site é possível conhecer outras formas de apoio.

Portal Ultimato - A Portas Abertas também é uma das parceiras do Movimento Vocare. Como a juventude cristã pode apoiar a Igreja Perseguida?

Marco Cruz - Como diz o Irmão André, fundador da Portas Abertas: “A oração não é uma preparação para a batalha; a oração é a batalha.” Por isso, o mais importante é orar. Além disso, é possível participar do acampamento do ministério jovem da Portas Abertas (Underground - UG). É importante também acompanhar nosso site, pois em breve lançaremos o Shockwave 2016, que é uma onda de oração organizada por grupos de oração de jovens, também em diversos Estados brasileiros.

Portal Ultimato - O DIP vai ocorrer neste domingo, dia 22. Como as igrejas podem participar?

Marco Cruz - Fazendo o cadastro no site da campanha [clique aqui]. Lá, o irmão interessado terá acesso aos conteúdos exclusivos que o ajudarão a organizar o DIP na sua igreja. O mais importante é mobilizar os irmãos a orar e levar Esperança para a Igreja no Iraque e Síria.

VÍDEO
Veja o vídeo de divulgação do DIP



Leia também

Levando a sério o sofrimento dos cristãos perseguidos [Entrevista com Tonica van der Meer]
Sangue, Sofrimento e Fé – a missão cristã em contextos de perseguição
Sofrendo pelo nome de Cristo: perseguição no mundo contemporâneo

Foto: Crédito: Portas Abertas
Legenda: Senhora observa a situação da cidade de Damasco, Síria
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1264 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.