Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Discipulado e formação

SÉRIE REVISTA ULTIMATO
Artigo: “O desafio da transmissão da fé”, por Ricardo Barbosa

Texto básico: 2 Timóteo 3
Textos de apoio
– Deuteronômio 6. 4-9
– Salmo 51. 10-13
– Provérbios 6. 20-23
– Mateus 28. 18-20
– Atos 2. 42-47
– 1 Timóteo 4. 11-16

Introdução
Podemos enxergar o desafio da transmissão de nossa fé para os mais novos como um desafio de “formação”. Afinal, não se trata apenas de compartilhar conceitos ou doutrinas, mas muito mais de “educar” novos seguidores de Cristo, que aprendam a obedecer a tudo o que ele nos ensinou (Mateus 28. 20) e que por sua vez se dediquem a formar novos seguidores.

Falar de formação é falar de um processo, contínuo, que envolve todas as dimensões do nosso ser – intelectual, moral, espiritual. Os novos seguidores aprendem com o ensino e, sobretudo, com a prática deste ensino na vida de seus “formadores”. Este processo nunca vai funcionar na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Timóteo, um jovem seguidor de Cristo (1 Timóteo 4. 12), propenso à introspecção (2 Timóteo 1. 6-8) e de frágil saúde (1 Timóteo 5. 23), teve um “formador” de nome Paulo. E experimentou este processo de formação que temos mencionado; um processo integralizador das várias dimensões da vida humana, pois ele seguia de perto não apenas o ensino de Paulo, mas também “a conduta, os projetos, a fé, a longanimidade, a caridade, a perseverança, as perseguições e os sofrimentos” do apóstolo (2 Timóteo 3. 10-11).

Portanto, este é um processo que envolve intimidade, transparência e autenticidade. Não perfeição, pois senão nenhum de nós (incluindo Paulo e, principalmente, Timóteo!) poderia participar dele. Temos nos envolvido neste processo de formação? Quem tem nos formado como seguidores de Cristo? A quem temos “educado” neste processo? Nossa comunidade se preocupa genuinamente com este assunto?

CONTINUE LENDO ESTE POST NO BLOG DE ESTUDOS BÍBLICOS

Foto: Pixabay

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.