Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Descaso mata crianças indígenas por desnutrição

De 2008 a 2013 morreram 419 crianças indígenas por desnutrição no Brasil. O número representa 55% de todas as mortes por desnutrição infantil registradas no país no período, embora os índios sejam apenas 0,4% da população nacional.
"Essas mortes são inaceitáveis", disse o professor Douglas Rodrigues, da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista para a BBC Brasil. São óbitos que poderiam ser evitadas com ações básicas de saúde nas aldeias, admoestou.

O repórter João Fellet analisou dados dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) informados à Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), abrangendo uma população de cerca de 700 mil índios.

O DSEI do Mato Grosso do Sul registrou, entre 2007 a 2013, 487 mortes violentas de indígenas, das quais 137 por homicídio. Em nenhum outro lugar do país a violência contra a população indígena é tão acentuada como nesse Estado.

Nos últimos sete anos, o DSEI do Mato Grosso do Sul também registrou os maiores índices de suicídio, 98 casos, quase todos ocorridos entre jovens guarani kaiowá. Na reserva de Dourados, cidade localizada a 225 Km da capital, 14 mil índios moram em 3,5 mil hectares.

No Brasil, 2.365 índios morreram por causas externas - acidentes ou violência - nos últimos sete anos; 833 índios foram vítimas de homicídio e 351 indígenas cometeram suicídio no período. O índice de suicídios entre essas nações é de 9 por 100 mil quando a média do país é de 4,9 por 100 mil.

O levantamento mostra também que cerca de 40% das mortes entre índios brasileiros são de crianças, vítimas de doenças evitáveis, e apenas 27,4% dos mortos têm mais de 60 anos, ao contrário do que se verifica na população geral, em que pessoas com mais de 60 anos respondem por 62,8% dos óbitos.

__________
Com informações da ALC Notícias.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.