Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Conflito pela água no país ainda não é "tão preocupante", diz ministra

(Agência Brasil) Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (19) que o conflito pela água no Brasil ainda “não é tão preocupante”. Segundo ela, que participou da abertura da Oficina de Detalhamento dos Programas e Subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), a preocupação maior é com o Semi-árido nordestino, onde há escassez de água. “O Plano é um esforço para fazer frente também aos conflitos pela água”, destacou.

Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) apontam que em 2004 havia 21.449 famílias envolvidas em conflitos pela água no país. No ano seguinte, esse número subiu para 32.463 – um crescimento de mais de 50%. Os estados do Paraná, com 6.880, e do Pará, com 4.792 casos, lideravam a estatística. Conflitos pela água, segundo a CPT, são ações de resistência, em geral coletivas, para garantir o uso e a preservação das águas, e a luta contra a construção de barragens e açudes, contra a apropriação particular dos recursos hídricos e a cobrança pelo uso da água no campo.

A ministra informou que o Brasil tem vários programas de combate à escassez de água e à desertificação. “Nós estamos nos antecipando para evitar esses problemas, criando um sistema de gerenciamento democrático da água. Os comitês de bacias contemplam exatamente essa necessidade de distribuição eqüitativa e justa dos recursos hídricos, para evitar situações de injustiça”, afirmou.

A Oficina de Detalhamento dos Programas e Subprogramas do PNRH começou hoje e até quarta-feira (21) pretende subsidiar a implementação do Plano, que será submetido à aprovação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no final do ano.

Se forem aprovadas no Conselho, as propostas contidas no PNRH serão então submetidas ao Plano Plurianual (PPA) de investimentos do governo federal para o período de 2008 a 2011. Leia mais em www.agenciabrasil.gov.br


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Fé cristã e meio ambiente, edição 294 de Ultimato

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.