Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Como lidar com o sofrimento

Na última Prateleira falamos da pergunta que não cala: Até quando? Mas será que há algo que possamos fazer para diminuir o nosso sofrimento e o sofrimento alheio? Há algo que possamos fazer para aumentar a nossa alegria e a dos outros? 

Dando continuidade a esse assunto relembramos hoje trechos de um artigo de capa publicado por Ultimato há 7 anos (Edição 272): "Como lidar com os sofrimentos da vida presente". Examine cuidadosamente as providências listadas a seguir. Se você acha que elas são sábias e funcionais, coloque-as em prática e reparta-as com os outros. 

"1. Negue-se a si mesmo
Se um dos maiores e mais complexos problemas do ser humano são os sofrimentos provocados pela pecaminosidade latente, aprenda a negar-se a si mesmo, a dizer não aos seus ímpetos pecaminosos, a fazer morrer a sua natureza terrena e má. O esforço para crucificar a carne é altamente compensador. Seja santo, como Deus é santo (1 Pe 1.14-16).
2. Relacione-se com Deus
Já que Deus existe, é criador e sustentador de tudo, é Senhor dos senhores, é absolutamente santo, é onisciente e onipotente, é misericordioso e perdoador, aproxime-se dele e tenha comunhão com Ele. Embora você não possa vê-lo com os olhos, ouvi-lo com os ouvidos e apalpá-lo com as mãos, essa comunhão é possível. Trata-se de um exercício espiritual, possível e mantido pela fé.
3. Não empurre sua felicidade para a vida futura
Deus quer o seu bem aqui e agora. A vida presente não precisa ser um inferno. Os dez mandamentos foram dados para organizar e abençoar o período de sua vida compreendido entre a infância e a morte. “São placas de sinalização colocadas à margem da estrada da vida para proteger sua felicidade” (Billy Graham). A alegria nunca foi exclusivamente uma opção de vida. É uma ordem de Deus para o seu povo.
4. Não tente trazer para aqui e agora a glória futura
Por causa da queda, por causa do pecado próprio e do pecado alheio, por causa da generalização da iniqüidade, por causa da multiplicação do mal, por causa das paixões infames, por causa da contínua involução do ser humano, por causa do dano ambiental irreversível causado pelo egoísmo, por causa do corpo mortal -- ainda não estamos vivendo a plenitude da salvação. O último capítulo da história da salvação está condicionado à segunda vinda de Jesus.
5. Cuide bem de seu corpo
O corpo humano é uma perfeição. O corpo é a sua atual habitação terrena. É também o templo do Espírito Santo. Seus cuidados não devem ser exclusivamente com a santidade do corpo. Boa alimentação, sono de boa qualidade, trabalho, descanso, lazer, exercício físico, higiene, abstinência de substâncias tóxicas, monogamia e fidelidade conjugal, tratamento médico equilibrado, repulsa de qualquer mágoa e ressentimento são providências necessárias para afastar o quanto possível o sofrimento, a enfermidade física, o transtorno mental, a velhice prematura e a própria morte.
6. Cultive suas convicções cristãs
A bagagem doutrinária que o cristianismo fornece é edificante e tranqüilizante. Quanto mais profunda e sólida, mais benéfica ela será. Você precisa de certezas absolutas nas questões básicas, como a autoridade e a suficiência das Escrituras, a santidade absoluta de Deus, a divindade e a humanidade de Jesus, o sacrifício expiatório e a ressurreição de Jesus, a ascensão e a exaltação de Jesus, a segunda vinda de Jesus em poder e muita glória e o fim dos tempos. De posse dessas certezas, você se livra da confusão mental e da confusão religiosa, da vacilação e da inconstância, da heresia e da apostasia dos falsos profetas e dos espíritos enganadores, dos anticristos no plural e do anticristo no singular, da incredulidade e da zombaria de seus semelhantes." 

Para ler o artigo na íntegra clique aqui


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Edição 269
É jornalista e assistente editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 31 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.