Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

C. S. Lewis e os Salmos

Com quem você gostaria de ler os Salmos? Que tal C. S. Lewis? Um dos mais amados escritores cristãos do século 20, conhecido por suas histórias de fantasia e por sua precisão apologética, também se interessava por um dos mais queridos livros da Bíblia.

C. S. Lewis debruçou-se – não de forma acadêmica, no entanto, sem abdicar da inteligência - para tocar nos assuntos que o livro de Salmos abordou. Alguns temas como o louvor, as Escrituras, a natureza e a bondade de Senhor, são consoladores e encorajadores. Outros, como juízo, morte e maldições, nem tanto.

Lendo os Salmos é o último lançamento de 2015 da Editora Ultimato, que fecha o ano com “chave de ouro”, trazendo ao leitor ninguém menos que C. S. Lewis.

Mesmo sendo especialista em Literatura, Lewis se via como um estudante compartilhando com outro estudante a riqueza deste livro da Bíblia:

“Neste livro, escrevo como um amador que se dirige a outro amador para falar sobre as dificuldades que encontrei ou sobre os pensamentos que me vieram à mente ao ler os salmos, na esperança de que isso possa, de algum modo, interessar outros leitores inexperientes ou, em alguns momentos, até mesmo ajudá-los”.

Por isso, Lewis deu um tom mais pessoal aos comentários; ora intrigado, ora encantado:

“As reflexões que ele [este livro] contém são as mesmas as quais sou conduzido ao ler os salmos: às vezes, pelo prazer que me proporcionam; outras vezes, por encontrar-me com coisas que, a princípio, eu não conseguia admirar.”


Os salmos são poesia e música. Lewis, portanto, não deixou de valorizar seus elementos literários:

“Para que se possa compreendê-los, e preciso que sejam lidos como poemas, assim como o francês deve ser lido como francês ou o inglês, como inglês. Caso contrário, perderemos o que esta neles e pensaremos ver o que não existe.”

**

Ficha técnica
Título: Lendo os Salmos
Autor: C. S. Lewis
Páginas: 160
Formato: 14x21
Preço: R$ 43,10

***

Sobre o autor
Autor de Um Ano com C.S. Lewis, C.S. Lewis (1898-1963) foi um dos gigantes intelectuais do século vinte e, quem sabe, o mais influente escritor cristão de sua época. Foi professor de literatura inglesa da Universidade de Oxford até 1954, quando foi eleito, por unanimidade, para ocupar a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista da Universidade de Cambridge, cargo que ocupou até se aposentar. Suas valiosas contribuições nos campos da crítica literária, literatura infantil, literatura fantástica e teologia popular lhe tornaram aclamado e reconhecido no mundo inteiro. Escreveu mais de trinta livros, que continuam a atrair milhares de novos leitores todos os anos. Entre as suas obras mais conhecidas e apreciadas estão a série “As Crônicas de Nárnia”, “Os Quatro Amores”, “Cartas do Diabo a seu Aprendiz”, “Cristianismo Puro e Simples” e Surpreendido Pela Alegria.

***

Os livros em frases

A poesia é também uma pequena encarnação que dá corpo ao que outrora foi invisível e inaudível.

***
Um homem não pode defender a verdade o tempo todo; é preciso que também haja um tempo para que possa alimentar-se dela.

***
O Juiz Divino é o defensor, o resgatador.

***
Devemos todos concentrar as nossas esperanças na misericórdia de Deus e na obra de Cristo, não em nossa bondade.

***
Tire de um homem a sua liberdade ou os seus bens e é possível que você também tire dele sua inocência, ou talvez até a sua humanidade. Nem todas as vítimas se enforcam. Algumas vivem para alimentar esse ódio.

***
Não apreciar a Deus significa perder a maior das experiências e, no fim, perder tudo.

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 964 [ver]

Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.