Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Associação diz que espiritualidade é benéfica para tratamento psiquiátrico

A Associação Mundial de Psiquiatria aprovou no mês de outubro um documento declarando a importância de se incluir a espiritualidade no ensino, pesquisa e prática clínica da psiquiatria. De acordo com matéria publicada pela Folha de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP) ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Estudos sobre o tema concluem que há correlação entre espiritualidade e bem-estar. É entre pessoas sob estresse ou em situações de fragilidade que o envolvimento religioso tem causado maior impacto positivo. Os recursos observados nas pesquisas vão desde a crença em Deus, frequentar uma instituição religiosa ou participar de programas de meditação espiritual.

Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que religiosidade sirva para reforçar laços sociais, reduzindo a incidência de solidão e depressão e amenizando o estresse causado por doenças ou perdas.

Em entrevista à Folha, o professor de psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, Alexander Moreira-Almeida, disse que “o impacto da religião e espiritualidade sobre a mortalidade tem se mostrado maior que a maioria das intervenções, como o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial ou o uso de estatinas".

Com informações da Folha de São Paulo
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.