Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

As muitas relações entre religião e ciência

Guilherme de Carvalho

Em 2009 o mundo comemora o nascimento de dois homens cujas ideias afetaram os próprios fundamentos da cultura ocidental: João Calvino, o grande reformador evangélico, faz 500 anos de nascimento em julho, e Charles Darwin, o autor de “A Origem das Espécies”, já completou os seus 200 em fevereiro.

A curiosa coincidência não prenderia a nossa respiração se não estivéssemos, justo agora, bem no meio de uma verdadeira revolução no campo das relações entre religião e ciência. Nos últimos anos dezenas de associações científicas, departamentos de universidades na Europa e na América e fundações privadas iniciaram um movimento de diálogo crítico, que já produziu centenas de livros e milhares de artigos, examinando a questão sob os mais diversos ângulos e especialidades.

Uma das singularidades desse movimento é a presença não apenas de líderes religiosos, mas acima de tudo de cientistas, filósofos e estudiosos da religião. Já se observou que no momento atual o próprio mundo da ciência está dividido entre ateístas militantes, como Richard Dawkins, e uma miríade de cientistas de fé -- na maioria cristãos -- que desejam unir religião e ciência.

Não é surpresa que este movimento venha recebendo pouca cobertura no Brasil, tanto pela mídia evangélica como pelo jornalismo científico local. Aqui, na “Plataforma”, no espaço “Religião e Ciência”  vamos disponibilizar artigos escritos por especialistas no assunto, links para sites e blogs “militantes”, resenhas de livros, comentários sobre as últimas notícias na área, informações sobre eventos e, eventualmente, vídeos sobre o tema.

Na próxima semana, você vai ler aqui o artigo inaugural desse espaço: “O debate sobre religião e ciência”, de John Polkinghorne, professor de física matemática na Universidade de Cambridge e presidente fundador da International Society for Science and Religion (2002-2004). Com a sua participação, este ano simbólico pode tornar-se mais que uma curiosa coincidência para o povo cristão no Brasil!
É teólogo, mestre em Ciências da Religião e diretor de L’Abri Fellowship Brasil. Pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte e presidente da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares, é também organizador e autor de Cosmovisão Cristã e Transformação e membro fundador da Associação Brasileira Cristãos na Ciência (ABC2).
  • Textos publicados: 31 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.