Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

ABUB: há 60 anos inspirando novas gerações

Por Antonia Leonora van der Meer

Entre os dias 15 e 18 de junho, celebramos os 60 anos de vida e do testemunho da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). Foi num lugar simples e apropriado, no Acampamento Batista de Campo Limpo Paulista (SP). Fomos por volta de 100 pessoas, alguns dos mais antigos, ninguém dos primeiros anos, mas vários tinham mais de 50 anos de ABUB, e eu cheguei a 47 anos e meio.

Um dos fundadores foi Bob Young, que veio com uma oferta para sustento mensal de 100 dólares e decidiu dividir isso com o novo assessor peruano Samuel Escobar, assim cada um tinha 50 dólares. Bob podia ter alimento normal por 15 dias e depois comprava um cacho de bananas e se alimentava de bananas até receber a próxima doação. Até os 80 anos de idade, ele continuava indo de país em país para plantar as sementes de movimentos estudantis.

A outra fundadora foi a Ruth Siemens, professora de inglês que viveu em São Paulo e depois Curitiba, criou as bases e discipulou pessoas. Não tive o privilégio de conhecê-la naquela época. Depois, foi fundadora de um ministério de Tentmakers – Fazedores de Tendas.

Uma das primeiras obreiras de nacionalidade brasileira foi Neuza Itioka, muito dinâmica e trabalhadora, que investiu na formação de obreiros brasileiros mais jovens, como Dieter, Valdir e eu. ABUB foi crescendo e o Congresso Missionário de 1976 e o Congresso Nacional de 1978 produziram muitos bons frutos, uma visão missionária e um chamado a servir a população mais carente. Projetos foram fundados naquela época que continuam dando bons frutos, como o Projeto Castelão, o Projeto Caprioti, assim como o Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC).

Houve uma fase crítica, extremamente difícil, em que a ABU diminuiu significativamente. Naquela época, Ziel Machado era o Secretário Geral mais jovem que estava à frente do movimento. Ele perseverou com sabedoria, humildade e dependência de Deus. Graças ao Senhor, houve uma restauração, uma renovação da identidade e da visão, e a partir dos anos 90 voltamos a crescer.

As exposições bíblicas do Encontro de 60 Anos foram baseadas no livro de Filipenses, que mostra alegria em meio a lutas e sofrimento, e desafia os cristãos a seguir o exemplo de Jesus, renunciando a si mesmos, entregando suas vidas em um serviço humilde. Houve vários painéis com entrevistas, divididos entre pessoas dos primeiros 30 anos e dos últimos 30 anos. Os jovens entrevistadores, por vezes, tinham dificuldade de conter o entusiasmo dos entrevistados. Foram momentos interessantes para todos, e inspiradores para a nova geração.

Na própria celebração do aniversário, na sexta-feira à noite, a capela foi enfeitada. O louvor foi uma celebração a Deus. Ricardo Wesley Borges, o penúltimo Secretário Geral, levou a mensagem e a obreira Nilsa Oliveira dirigiu a Santa Ceia, celebrada em volta de mesas, e encerrada com uma oração em que todos formaram uma grande roda, de mãos dadas. Cada pessoa recebeu um pedaço de bolo.

Nossa Secretária Geral, a Sarah Nigri, esteve sempre presente e envolvida, mas de maneira discreta. Vê-se que trabalha muito bem em equipe. E está grávida esperando o pequeno Davi. Havia vários filhos pequenos de obreiros presentes, que trouxeram alegria pela sua presença e pelas suas artes...

Senti-me muito em casa. Fiquei muito feliz estando com esses jovens dedicados e comprometidos. Confio que com pessoas com esse nível de compromisso com o Senhor e com o movimento, a ABU continuará a ser bênção para muitos jovens, e continuará produzindo líderes para vários outros ministérios.

Nota:
Antonia Leonora van der Meer participou da ABU como estudante, como Assessora em Brasília e São Paulo, como pioneira em Angola e Moçambique e no Comitê Executivo da IFES.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.