Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

A trajetória de Bento 16

O alemão Joseph Ratzinger, papa Bento 16, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, em um dos conclaves mais rápidos da história, com cerca de 22 horas de duração. Após quatro rodadas de votações, Ratzinger foi empossado na Basílica de São Pedro, em Roma, em 24 de abril de 2005.

Bento 16 nasceu em 16 de abril de 1927, em Marktl am Inn, na Baviera, no Sudeste da Alemanha, próximo à fronteira com a Áustria. O papa veio de família humilde. O pai era comissário de polícia e a mãe, artesã. No início da 2ª Guerra Mundial (1938), Ratzinger serviu como auxiliar antiaéreo no regime nazista, nos últimos meses dos conflitos.
Em 1951, Bento XVI se tornou sacerdote e começou a atuar um ano depois como professor na Escola Superior de Freising, também na Baviera, estado onde nasceu. Depois da conclusão do doutorado em teologia, o papa teve intensa vida acadêmica. Lecionou até 1969 em diversas cidades alemãs e, aos 42 anos, tornou-se professor catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ainda foi vice-reitor. Bento 16 publicou vários livros e recebeu títulos honoríficos em universidades de todo o mundo.

Ratzinger participou do Segundo Concílio do Vaticano (1962-1965) como perito. Os concílios são conferências feitas entre membros da cúpula da Igreja para tratar de diversos temas relacionados à fé.

Em 1977, Bento 16 foi nomeado arcebispo de Munique e Freising e, no mesmo ano, cardeal – título mais alto da Igreja, antes do papa. Ele participou dos conclaves que elegeram João Paulo I (1978) e João Paulo II (1978).

Ratzinger foi membro de diversos conselhos na Santa Sé, inclusive da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão da Cúria Romana que defende a ortodoxia no catolicismo.


____________
Com informações da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

Leia mais
Papado de Bento 16 viu avanço de Islã e evangélicos



Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1264 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.