Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A estrada para a vida é a morte

Morte

Estudo 8, Série Livros – O Discípulo Radical, John Stott

Texto básico: Lucas 9.22-26

Textos de apoio
– Salmo 44. 20-22
– Provérbios 14. 12
– Romanos 8. 12-14
– 2 Coríntios 4. 10-11
– 2 Timóteo 1. 8-10
– Apocalipse 2. 10

Introdução
Perder para ganhar. Essa frase, que parece ser um senso comum dos filmes hollywoodianos, na verdade tem uma origem bem mais nobre e antiga. Ela, assim como os “finais felizes” de Hollywood, devem a sua existência à visão de mundo do cristianismo. O trinfo do bem, apesar da aparente e momentânea vitória do mal; o triunfo da vida, apesar da aparente e momentânea vitória da morte, são verdades plasmadas e nutridas pela esperança cristã, ancorada por sua vez nas Escrituras Sagradas.

Isso não quer dizer, obviamente, que na prática do dia a dia todos vivam na expectativa e na certeza paciente de um “happy end” derradeiro. Não. Nossa cultura individualista, pragmática e hedonista não aceita muito bem essa proposta “ascética” de perder momentaneamente para ganhar efetivamente, de morrer momentaneamente pra viver eternamente. É difícil. É até inaceitável.

Mas é exatamente com esta proposta que John Stott resolveu encerrar seu legado, materializado em “O Discípulo Radical”. Para ele, a “última característica do discípulo radical e a morte”. E explica: “O cristianismo oferece vida – vida eterna, vida em abundância. Porém, ele deixa claro que a estrada para a vida é a morte” (p. 95).

Entramos no caminho do discipulado conscientes de que esta era a “estrada” proposta? Quando chamamos outros a este caminho, apresentamos o “mapa” original? O quanto estamos, nós e nossas comunidades, comprometidos com uma vida cotidiana que expresse essa visão de que “morrer” é a única opção para quem quer “viver”?

CONTINUE LENDO ESTE ESTUDO NO BLOG DE ESTUDO BÍBLICOS

Leia também
A Espiritualidade, o Evangelho e a Igreja (Ricardo Barbosa de Sousa)
O pecado do lado de dentro 
Crucifique-se!

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.