Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A Bíblia da Mulher


Deus manteve-se fiel à mulher
“Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência” (Gn 17.17-19).

Ao gerar um filho de Agar, Abraão imaginou que tinha resolvido sua necessidade de um descendente. Deus, porém, se manteve fiel à Sara. O patriarca descobriu a abrangência do pacto que Deus parecia ter feito só com ele.

“Vendo o Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril” (Gn 29.31).

Apesar de ter sido envergonhada pelo pai e desprezada pelo marido, Deus honrou Lia: Jesus é filho de Judá, seu filho. O mesmo se pode dizer de Tamar, injustiçada pelo povo (Gn 38.24-26); de Raabe, tratada como objetivo (Js 2. 1-6); de Bate-Seba, violada pelo rei (2Sm 11.1-5); e de Rute, marcada pela viuvez (Rt 1.1-17). Essas, entre outras, foram mulheres honradas por Deus e resgatadas da condição humilhante a que foram submetidas.

A lei de Deus protegia a mulheres
“Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado” (Dt 25.5).

Este é um dos exemplos de proteção à mulher, de modo que ela não deveria ficar só, desamparada e exposta como fruto da viuvez.

A submissão é mútua
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.18-21).

Paulo ensina a igreja local a ser cheia do Espírito, o que depende da forma como falamos entre nós, da nossa gratidão a Deus e da nossa sujeição mútua na comunidade local e nos demais relacionamentos. Então, ele mostra como funciona a sujeição mútua em outros relacionamentos (Ef 5.22–6.9):
• A esposa se submete ao marido reconhecendo-lhe a liderança no lar;
• O marido se submete à esposa amando-a ao sacrifício;
• Os filhos se submetem aos pais pela obediência;
• Os pais se submetem aos filhos respeitando-os pela não-irritação;
• Os funcionários se submetem aos patrões pela prestação de serviço excelente, como se o fosse para Cristo;
• Os patrões se submetem aos funcionários, pelo trato justo e digno em todos os sentidos.

Assim, nos deixamos encher pelo Espírito Santo! Liderar não é subjugar, nem decidir sozinho. É papel da igreja local desenvolver, a partir de suas famílias, um ambiente de respeito e proteção à mulher, que atinja a toda a sociedade.


• Ariovaldo Ramos é pastor na Comunidade Cristã Reformada e na Igreja Batista de Água Branca, ambas em São Paulo.
primeira | anterior | Página: 2/2 | próxima | última

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.