Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma pitada de Ágape na Gnose pro meu evangelho não virar tablóide.

Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus. 1 Coríntios 8.2-3.


O Apóstolo Paulo escreve esta carta para que os cristãos de Corínto colocassem amor em seu conhecimento. Amor no grego bíblico acima é Àgape (significa ter prazer, desejar bem), e conhecimento é Gnose (significa estar ciente de algo, experimentar pessoalmente). Não basta conhecer a Deus, temos que ama lo; não basta conhecer Deus, temos que ser conhecidos por Deus.
Deus não quer fãs, Deus quer filhos; já viram aqueles fã clubes que sabem tudo do artista, mas o artista nem sabe quem a maioria deles é?
Embora Deus nos conheça à fundo, quando oramos sinceramente buscando perdão, reconhecendo e confessando nossos pecados e pedindo transformação, Deus se agrada.
A Igreja de Corínto; assim como a cultura grega, priorizava o conhecimento intelectual; tinha fãs clubes de Paulo, Apolo e outros homens de Deus, tinham conhecimento elevado das Escrituras Bíblicas, teologia, mas ainda não tinham aprendido algumas lições básicas.
Amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo; pois naquela cidade os mercados alimentícios estavam ligados à idolatria pagã, e muitos dos crentes sábios que entendiam que estes alimentos sacrificados aos ídolos e lugares na verdade não eram nada comparado ao único Deus, praticavam ali o livre comércio, sem se preocupar que os crentes fracos ou iletrados, que ao observarem a cena entendessem que a idolatria estava liberada para a prática.
Hoje em dia isso pode se aplicar a roupa curta das mulheres ou ao chopinho no final de semana; quando alguns dizem “não tem nada a ver, Deus não se importa com isso”, mas têm irmãos fracos na fé que interpretarão mal ou serão direcionados ao mal por causa desta “liberdade” dos sábios.


Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. 1 Coríntios 8.11.


Nossa sociedade atual tem uma herança grega muito forte; hoje muitos se interessam por debates políticos para avaliar o melhor candidato, outros medem a fé de alguém pelo conhecimento teórico.
Certo é que Deus quer que estudemos sua Palavra (Bíblia); mas Deus não quer que esse conhecimento seja uma teoria morta como a de muitos dos crentes de Corinto.
Algumas expressões são marcantes como essa:


Portanto, se aquilo que eu como leva meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. 1 Coríntios 8.13.


Devemos amar a Deus e ao nosso próximo mais do que carne, luxo, comodidade e bem estar.
Amar a Deus e ao próximo mais do que nosso tato e paladar.
Os sabixões de Corinto não tropeçavam ao comer carne sacrificada aos idólos; mas faziam da carne em si o seu ídolo ao come la sem se importar com os irmãos mais fracos que os viam comendo.
Deus nos livre de resumir nossa fé em Cristo a teorias sem prática e ao institucionalismo frio; Deus nos livre do orgulho do intelecto hipócrita.
Que nossa oração seja pra Deus nos livrar do apego das coisas deste mundo; dos sabores, das imoralidades e de tudo que nos seduz todos os dias.
Que Deus coloque em nós amor a Ele para que cause efeito real em nosso conhecimento sobre Ele.


Você, que diz que não se deve adultarar, adultera?
Você, que que detesta ídolos, rouba lhes os templos?
Romanos 2.22.


Invoquemos Jesus Cristo; o chamemos para perto, com tudo que ele quer nos dar; justificação, santificação e renovação de mente.

Marcos servo de Cristo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.