Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma fé provada e aprovada

Se meditarmos atentamente sobre a vida de Abraão, a quem a Bíblia chama de Pai da Fé, entenderemos que a caminhada do mesmo foi pautada em atitudes de muita confiança na providência divina, típicas das bens aventuranças proferidas pelo Senhor Jesus no sermão da montanha, contidas no no Evangelho de Mateus capítulo 5.

O maior ato de fé demonstrado por Abraão, que bem poderia ser considerado o mais difícil exame vestibular da sua vida espiritual, constatado na oferta do seu filho Isaque no altar do sacrifício (Gn 22.3), foi fruto de uma experiência particular com Deus iniciada a partir do chamado divino quando ainda estava na terra de Ur dos caldeus (Gn 12.1).

Vejamos um pouco as atitudes nobres praticadas pelo patriarca na escola divina:

1) Misericórdia demonstrada ao sobrinho Ló, perimitindo a este acompanhá-lo na sua saída da terra de Ur dos caldeus (Gn 12.4);

2) Espírito de pacificação, que o fez sugerir uma separação de Ló, diante do risco do surgimento de problemas mais sérios decorrentes da contenda existente entre os pastores de gado dele com os do sobrinho (Gn 13.7);

3) Atitude de desprendimento, pelo fato de ter concedido a Ló o direito de escolher o lado para o qual gostaria de fixar habitação (Gn.13.9).

4) Demonstração de profunda afeição pelo sobrinho Ló, quando soube da prisão do mesmo, ocorrida em função da guerra de quatro reis contra cinco, que o levou a ir guerrear contra os inimigos visando libertá-lo (Gn 14.14), e resgatar o que havia sido roubado (Gn.16);

5) Sinceridade no servir e adorar a Deus com a entrega do dízimo muito antes da Lei Mosaica ser instituída (Gn 14.20);

6) Ausência de cobiça, por ter recusado a sugestão do rei de Sodoma de ficar com tudo quanto havia saqueado materialmente das mãos do inimigo (Gn 14.23).

No Livro de Gênesis 18.19, o Senhor assim falou sobre Abraão: "Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado."

Na carta escrita aos Hebreus, capítulo 11, versículos 17 e 18, assim se diz acerca de Abraão: "Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: 'Em Isaque será chamada a tua descendência', considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar."

A fé para ser grande depende da extensão e profundidade das experiências vividas no dia-a-dia com Deus. Ainda que as lutas sejam grandes, a intimidade proporcionada pela oração e leitura da Palavra fará o cristão entender que Deus é fiel e não o provará além das suas forças. Isto é uma promessa. E ele a cumprirá!

Com Abraão, Deus proveu um cordeiro (tipificando Jesus Cristo) para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gn 22.10-16).
Recife - PE
Textos publicados: 391 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.