Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um lugar para os céticos

Cético, qualidade daquele que não confia em algo, que apresenta dúvida. O ceticismo pode ser motivado por diferentes razões; uma sinceridade para ver o que é real e não cair em enganos ou porque a pessoa, por razões pessoais, emocionais, não quer confiar em algo ou alguém e então levanta dúvidas.

A história de que o ser humano é mau e precisa ser resgatado dessa condição e por isso Deus vem a terra na forma de um homem, nascido de uma virgem, vive uma vida justa, opera milagres, ensina sobre arrependimento, fé e amor, é morto numa cruz por se apresentar como Filho de Deus, ressuscita ao terceiro e que por meio da fé nele e em sua obra qualquer um pode ser salvo e perdoado por Deus causa desconfiança e ceticismo em muita gente e muitos imaginam que não há lugar para os céticos no cristianismo. Nada mais longe da verdade.

Um dos seguidores mais próximos de Jesus iniciou sua história com Cristo sendo cético. Ele, Natanael, ouve sobre Jesus e argumenta "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?"(João 1:46). Outro de seus seguidores íntimos, Tomé, após a ressurreição de Jesus (um evento ja profetizado por Ele) relatou "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". (João 20:25).

A igreja muitas vezes não sabe lidar com os que tem dúvidas, sejam elas sinceras ou não. A igreja prefere ignora-los (não dando nenhuma resposta), dar respostas rasas e prontas ("Vai orar", "é só crer" e outras que não satisfazem nem uma criança de 4 anos) ou acusa-los e culpa-los de algo afastando aqueles que podiam se aproximar.

Dúvidas sobre como Deus pode ser amor e permitir o mal, sobre a veracidade da bíblia, da ressurreição de Jesus, do céu e inferno, de milagres incomodam muitas pessoas. Um dos conselhos mais preciosos de Deus sobre aqueles que tem dúvidas é que devemos ter compaixão deles "Tenham compaixão daqueles que duvidam" (Judas 1:22).

Este judas que escreve a carta era irmão de Jesus, e junto com Tiago (da carta) e outros parentes de Jesus eles duvidaram que Jesus era o Cristo. Um dos evangelhos comenta sobre uma Páscoa antes da morte de Jesus "nem os seus irmãos criam nele.(João 7:5).
Judas sabia na pele o que era ter sido um cético a respeito de Jesus e sua mensagem. Além disso, podemos olhar para o próprio jesus e como ele lidou com as dúvidas dessas pessoas. Ele raramente não oferecia uma resposta adequada aqueles que duvidavam sinceramente dele.

Para Tomé Ele não levou repreensão, mas ofereceu "paz" e depois provas, Ele deu ao cético o que Ele queria.
Para Natanael, foi oferecido um convite "Venha e veja", ou seja, veja seus com seus próprios olhos quem é Jesus.
Em Jesus há um lugar para os céticos. Para que apresentem suas dúvidas. Para que exijam provas. Para que possam buscar a verdade e não para serem tomados pela dúvida. Se o cético quer ver, Deus quer se mostrar.

É verdade que nem todas as dúvidas serão sanadas. É verdade também que devemos duvidar das nossas dúvidas (são elas válidas?), mas Jesus faz um convite a todos os céticos: venha e Me veja. Venha atrás das provas e evidências que eu espalhei pelo mundo sobre mim.
Histórias como a de Lee Strobel, Josh Mcdowell, Rosario Buttwlerfield sugerem que ir atrás de provas para saber quem foi Jesus pode nos render uma fala como a do cético Tomé "Senhor meu e Deus meu"(João 20:28).
Seropédica - RJ
Textos publicados: 10 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.