Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tu me amas?

Este estudo surgiu após uma conversa com uma de minhas queridas irmãs em Cristo; a qual tenho muito respeito. Que Deus a abençoe e a todos que lerem este texto.
Graça e Paz de Cristo.

Assunto: Democracia nas igrejas.

Quero deixar claro que esta exposição não pretende definir o termo democracia no sentido político; mas se é viável o uso da mesma na Igreja atual; para isso devemos observar se na Bíblia é mencionado a prática de algo parecido com ela na Igreja antiga.

Definição de democracia: "Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal." (Retirado do site http://www.significados.com.br/democracia/ ).

Nesta breve definição notamos que para o contexto de Igreja atual, não seria uma boa idéia o "poder de escolha" na mão da maioria; pelo menos em alguns assuntos.
Pequenas decisões que envolvessem a maioria poderiam ter algumas votações; como por exemplo a cor que fosse pintada após uma obra (Fato ilustrativo).

Em questões de doutrina Bíblica a democracia poderia arruinar uma congregação, pois tudo que precisamos crer já está escrito.

Porém não devemos descartar todos os elementos da democracia; entendendo que para termos êxito como um grupo, não devemos analisar formas de governo, mas somente a Bíblia. Alguns elementos da democracia poderiam ser usados nas igrejas atuais; ou melhor, alguns pontos da democracia não deveria causar tanto medo em algumas lideranças.

O sufrágio universal (um dos pontos da democracia) é a "extensão do direito de voto a todos indivíduos considerados intelectualmente maduros". (Fonte).

Esta extenção de direito de voto teve início na Grécia, era praticada pelo império Romano em certo momento (Quando Pilatos antes da crucificação de Jesus deu o direito do povo de escolher, embora influenciado pelos líderes do templo MT 27.20 ).

O direito de voto também foi dado na escolha dos Diáconos em AT 6.2-4; ali os Apóstolos mandaram a Igreja escolher os Diáconos e orientaram quais qualidades e características Bíblicas eles deveriam ter.

No Antigo testamento Moisés atendia ao povo quando tinha fome e sede e orava à Deus, que fazia milagres.

Embora sendo vontade de Deus que o Reino fosse dividido, Roboão não deu o direito de voto aos povo que trabalhava duramente e pagou por isso.

Cabe relembrar que durante certo tempo o Papa achou que o povo não era capaz de interpretar a Bíblia nem de entende-la, e por isso expulsou Lutero que queria traduzi-la para o Alemão para que todos lessem. Alguns Papas tinham tanto medo da voz do povo, que não dava o direito de estudarem e tinha como base para a opressão uma heresia cahamda infalibilidade papal. (O que o Papa fala, tá falado!).

Por um lado a democracia não é totalmente viável para a igreja atual; porém mais perigoso que isso é o autoritarismo humano como vemos abaixo:

Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.

Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja. 3 João 1:9-10

Que Deus nos livre de acharmos que estamos acima de erros.

Os apóstolos em Atos 15 dão um bom exemplo de como agir; dainte da Igreja em alvoroço e com dúvidas por causa dos Judaízantes convertidos, podemos ver:

Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés".

Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão.

Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: "Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem. Atos 15:5-7

Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.

Com eles enviaram a seguinte carta: Os irmãos apóstolos e presbíteros, aos cristãos gentios que estão em Antioquia, na Síria e na Cilícia: Saudações.

Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.

Assim, concordamos todos em escolher alguns homens e enviá-los a vocês com nossos amados irmãos Paulo e Barnabé,

homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.Atos 15:22-26

Notamos um certo interesse de ouvir a todos, e no final foram decidos três dogmas que são mais importantes de acordo com a Graça de Cristo. (Ler o Capítulo 15 todo).

Ao contrário disso existe o sufrágio restrito que é "quando o poder de participação se confere somente àqueles que preenchem certos requisitos econômicos, sociais e culturais." (Fonte). Nisso foi tirado em certo momento o direito de voto das mulheres.

Algumas vezes é citado o fato no AT, quando o povo pede a Samuel um rei como sendo o início da democracia, porém lendo as escrituras, isso não é o que parece, ali ´erro do povo não era o fato de escolherem a democracia, aliás que no caso de Saul nem tanto democracia foi, mas sim no caso de Davi, o erro do povo ali foi o fato de quererem se igualar a outros povos:

Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá".

Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disseram: "Não! Queremos ter um rei.
Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".1 Samuel 8:18-20

Isto foi dito pelo povo após ouvir o que Deus tinha mandado Samuel dizer ao povo sobre os direitos que um rei ia cobrar deles.

A ordem de Deus sempre foi clara para os Reis do Antigo testamento; eles tinham que admnistrar justiça imparcialmente; mas na maioria das vezes não fizeram isso, em alguns casos Deus levantou o filho de um carpinteiro e até um leigo boieiro e colhedor de sicômoros para advertir reis, sacerdotes e profetas parciais.

No AT vemos que as tribos eram representadas por Anciãos que no original hebraico diz alguém experiente e notamos Deus dizendo isso a Moisés:

Depois Deus disse a Moisés: "Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância." Êxodo 24:1

Essa era a ordem natural naquela época, e isso não impediu Israel de pecar.

A desordem nas instituições não se deve à forma de governo, mas sim ao pecado do ser humano, ao egoísmo.

Com isso vemos que nenhum tipo de sistema democrático ou não é ordenado por Deus para ser usado nas igrejas.

Porém uma coisa é certa:

Todos devem ser ouvidos, todos maduros (Biblicamente) devem participar, líderes devem ouvir mais seus liderados, não para satisfazer suas vontades, mas para refletir sobre si e sobre o grupo.

Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". João 21:16

Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
1 Pedro 5:2-4

Apascentar; orientar, alimentar, cuidar, guardar, ouvir, amar.

Este texto é dedicado à líderes e chefes de famílias
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.