Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Todos precisam reconstruir algo que está deteriorado.

Um imóvel pode precisar de reconstrução; assim como alguma parte do corpo após um acidente, mas em Neemias capítulo 4, o que foi reconstruído foi o muro de Jerusalém.
Talvez pensemos que nossa casa, nosso carro, nosso casamento, nossas finanças, nossas vidas precisam de reconstrução, porém a verdade é que nós precisamos ser reconstruídos antes de tudo.
Este capítulo irá nos apontará como ocorre uma perfeita reconstrução orquestrada pelo Mestre da restauração (Deus); e qual seus obstáculos.
Ali literalmente era ocorreu uma obra de Deus; toda reconstrução ou reforma parte da vontade de Deus primeiramente, e foi para isso Neemias apelou em sua oração registrada no capítulo 1.
Deus deseja reconstruir vidas e sempre que ele usa alguém para isso essa pessoa é tomada por um desejo de renúncia e desapego á coisas materiais (Ne 5.15), ou seja, Deus nunca escolhe empreendedores ousados com desejo de crescer, mas usa gente que se humilha.
Parafraseando Neemias; é como se ele tivesse dito assim "Deus, a cidade e o muro foram destruídas pelos babilônicos porque pecamos contra ti, e não obedecemos teus mandamentos, mas na tua Palavra diz que se convertermos à ti e obedecermos teus mandamentos, tu mudaria as coisas. O pessoal que está lá em Jerusalém está vivendo miséria e vergonha; eu posso até estar aqui em Susã, capital de inverno dos reis persas na condição de copeiro do rei (Funcionário público), mas faz alguma coisa, vou orar e jejuar dias por esta causa".
Deus fez o que já queria fazer e enviou Neemias á Jerusalém para iniciar isso; mas chegando lá ocorreu alguns obstáculos:

1-Oposiçao á reconstrução do muro. (Ne 4.1-3).
Toda obra que é feita para verdadeiramente abençoar vidas sofre hostilidade e desafios. Em Jerusalém Neemias encontrou Sambalate que era governador de Samaria (Seu nome era em homenagem a uma divindade lunar babilônica), ele tinha filhos com nomes bíblicos; mas junto com Tobias (Que era governador de Amom e também tinha nome bíblico) foram os líderes da oposição ferrenha ao que Neemias iria iniciar. Sambalate e Tobias eram líderes políticos prósperos e influentes, de povos que eram inimigos de Jerusalém.
(E sucedeu que, ouvindo Sambalate....Neemias 4:1) Esta expressão é muito importante porque ocorre 6 vezes repetidamente no livro de Neemias (Ne 2.19; 4.1,7,15; 6.1,16). Ouviam algo que acontecia no meio de Jerusalém, porque havia traídores e inimigos infiltrados no meio do povo de Deus que tinham ligação com Sambalate e Tobias. Esses inimigos infiltrados no povo de Deus, que tinham ligação com os inimigos eram judeus nobres e profetas interessados em dinheiro e sexo (Ne 6.10-19).
A oposição dos inimigos eram feitas atarvés de ameaças para paralizar com terror (Ne 6.9); críticas destrutivas, dúvida quanto à Palavra de Deus, acusações, desânimo com falta de fé ao olhar para o cenários de entulhos, e ansiedade (Ne 4.2,3).
Neemias sempre orava (Ne 4.4; 6.9) Assim Senhor, fortalece tua igreja!
2-Oração em meio à ridicularização. (Ne 4.4).
Eles (judeus) oraram em fervente oração.
3-Não pararam. (Ne 4.6).
Não devemos parar frente à ameaças.
4-Oraram e vigiaram, mas desanimaram ao olhar os entulhos/pó. (Ne 4.9,10,13).
A estratégia contra o ataque foi quando Neemias mandou as famílias (União) ficarem armadas de espada protegendo as partes vulneráveis do muro (A Bíblia é nossa espada para protegermos nossas vulnerabilidades contra o pecado). O muro tinha aproximadamente 8 metros de altura e 2,5 km de extensão; os reparos do muro se iniciaram na porta das ovelhas, local de entrada dos sacrifícios no templo. (Será que Jesus esta no lugar principal de nossas vidas?); o povo desanimou ao olhar os entulhos, porém devemos olhar pra Cristo com fé.
5-Cercados de todos os lados. (Ne 4.7,8,12).
O povo chegou à metade da altura do muro e taparam as brechas, mas dessa vez, além dos inimigos anteriores ficarem irados, também os moradores de Asdode também entrou no time da oposição fazendo com que Jerusalém ficasse sob risco de ataque de todos os lados; e dez vezes os judeus que moravam proximo dos inimigos avisaram a Neemias e aos trabalhadores da reconstrução.
6-Diante dos ataques não temer. (Ne 4.14-15).
Olhar pro tamanho de Deus (grande e temível) ajuda diante do ataque; a motivação de abençoar em amor a família tambem.
7-Atenção pra ouvir, união pra lutar e fé que Deus pode fazer. (Ne 4.19-20).
Tinham que ter atenção para ouvir o toque da corneta (como ordem unida militar chinesa); se ajuntarem para lutar e ter fé que Deus ia fazer. (Ne 4.10); Por nós mesmos não conseguimos fazer; sem Ele (Cristo) nada eu seria.

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6).

Sejamos reconstruidos em Cristo.

Marcos servo de Cristo.
http://despenseirorj.blogspot.com.br/
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.