Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Teoria da Substituição Penal

O termo expiação, segundo o Dicionário Popular de Teologia significa; "o aspecto da obra de Cristo, particularmente sua morte, que torna possível a restauração de indivíduos que creem em Deus". Pode se referir também ao cancelamento do pecado e ao aplacamento da ira Divina.

Conforme a tradição reformada a expiação de Cristo é absolutamente necessária. Em todo o curso da historia da igreja surgiram diversas teorias que visavam prover o real significado da obra de expiação realizada por Cristo. Citando as principais teorias, temos: A Teoria do Resgate pago a satanás; Teoria da Recapitulação; Teoria Dramática; Teoria Mística; Teoria de Exemplo; Teoria da Influência Moral; Teoria Comercial; Teoria Governamental. Ao analisá-las, conclui-se que possuem pouco ou nenhum sustento bíblico.

Assim, a teoria que oferece um maior embasamento bíblico e uma explicação mais contundente, que visa apresentar o principal significado da obra expiatória de Cristo é a "Teoria da Substituição Penal".

Essa teoria propõe que a expiação de Cristo foi um sacrifício substitucionário que satisfez as exigências da justiça de Deus sobre o pecado humano. Ao fazer isso, Cristo proporciona perdão, imputa justiça no, e reconcilia o homem com Deus. A teoria também aponta para o homem como ele sendo espiritualmente morto e "depravado" por conta do pecado. A morte de Cristo pagou a penalidade do pecado pelos que Deus elegeu para salvação e, através do arrependimento, o homem em Cristo é habilitado a se identificar com Cristo e livrar-se da condenação eterna.

Em suma, essa teoria se alinha com a bíblia de uma forma mais correta em sua opinião do pecado, da natureza do homem e sobre os resultados da morte de Cristo na Cruz.
São Paulo - SP
Textos publicados: 4 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.