Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tão natural... tão pentecostal

Por algum tempo freqüentei uma pequena igreja em minha cidade.

Era uma igreja que pertencia ao segmento dito ”tradicional”. Às vezes o pastor pedia que eu trouxesse uma Palavra no culto de oração que acontecia uma vez na semana.

Eu vinha de uma história pentecostal, e algumas crises e decepções me levaram a abrigar-me naquela igreja que me acolhia com tanto amor. Mas, por vezes, esse amor não era suficiente para evitar os “estranhamentos” decorrentes da diferença entre as duas maneiras de viver o mesmo Deus.

Num desses dias em que fui incumbida de levar a Palavra, pedi ao Senhor que me dissesse o que gostaria que eu falasse àqueles irmãos. E ele me falou em Lucas 24.36-43. Naquele momento do qual não me esqueço até hoje, senti o quanto vinha incomodando ao Senhor o fato de que algumas (muitas) pessoas permaneciam se relacionando com ele ignorando o fato de que ele é uma pessoa.

Em que pese o fato de que a passagem bíblica trata de uma experiência da “ressurreição”, é certo que grande parte dos cristãos ainda precisa ouvir do Senhor a frase: ”Eu não sou um fantasma!” Que na verdade ele foi obrigado a repetir em outras circunstâncias pré-crucificação. O que nos leva a crer que a necessidade da “explicação” de Jesus não estava presa ao episódio espantoso da ressurreição (embora antes anunciado), mas muito mais a um equívoco, uma “falha” na visão de Deus pelo homem. A impressão de que Deus não tem sentimentos, um “jeito”, uma maneira de ser. Um caráter.

Penso que o pecado de Adão está muito mais ligado ao fato de que ele e Eva acharem que “não fazia mal” (não fazia mal a quem?). ”Deus não vai se chatear, não tem nada de mais”. ”É grande, entende tudo”. -”E por falar nisso, aonde anda Ele, não está por aqui?”.

Quando se esconderam estavam muito mais preocupados com “as suas vergonhas” do que propriamente com a decepção do Pai. Imagino que o pecado original decorreu muito mais de um “ruído” neste relacionamento, que impedia Adão e Eva de ver a Deus como alguém que merece respeito, amor. Por esse prisma, o envio de Jesus é um ato extremo de Deus, um desespero pedagógico, de fazer com que o homem enfim entendesse que –”quem sabe agora assim se eu me fizer homem também”... –Deus é relacionável! Ou melhor, Deus é uma PESSOA! Ou melhor, ainda: Deus são três PESSOAS (a ênfase nas palavras Pessoa e Pessoas e não no numeral é prposital) Lembro-me de uma brincadeira que fazia com a minha filha bebê, estimulada pela minha mãe (psicóloga), que dizia que assim ela ia entender que eu não “desaparecia” quando saía de sua vista. Era a brincadeira do “Ú-Achoô!”. Creio que muitos fazem essa brincadeira com os bebês. Consiste em cobrir o rosto com as duas mãos ou esconder-se atrás de alguma coisa e perguntar: "Cadê a mamãe?” E logo depois descobrirmos o rosto ou revelarmo-nos dizendo: "Achooou!
Às vezes acho que Deus está brincado o tempo todo conosco de "Achooou!"
Mas, voltando ao texto de Lucas 24, ao que parece, os discípulos não estavam “ainda” familiarizados com a brincadeira logo após a ressurreição. E nem antes também, lá em Mc 6.49, lá vem eles com a história do fantasma.

A última parte do v. 41 do texto de Lucas, me impactou profundamente quando li: ”Tendes alguma coisa que comer?” O quê? Jesus com fome? Com necessidades? E depois de “morto”? Agora era eu, e não mais os discípulos quem se apavorava. Trêmula, só conseguia balbuciar a música dos Titãs: ”Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?”

Então, profundamente tocada, comecei a orar e a pedir-”De quê Paizinho, de quê o Senhor tem fome hoje? Perdoa-me... nunca pensei em suas necessidades, nunca te olhei nos olhos, nunca me preocupei com teus sonhos pra mim. Tudo quis e fiz do meu jeito e pronto. Eu te exclui.” E ali tive uma experiência profunda com Jesus, e ouvia o Senhor falar: “Não quero mais ser visto como um fantasma, Sou uma pessoa, estou aqui. Você não me vê , mas estou aqui. Como quase sempre acontece, percebi que aquela Palavra não era só para aquelas pessoas, muito mais, era pra mim. Quando levei a Palavra ao Grupo, observei que as pessoas me olhavam sem entender muito, franzindo o cenho, meio que estranhando a tal história de Jesus ser uma pessoa.

Outra parte dessa história veio recentemente, quando acordei com a seguinte frase cunhada na mente pelo Espírito Santo: “Ser Pentecostal, não é viver no sobrenatural, mas sim ter o privilégio de ter um relacionamento natural com a Pessoa do Espírito Santo de Deus”.

E daí a importância da experiência do batismo com o Espírito Santo de Deus, como porta aberta para essa experiência tão íntima com a Pessoa do Senhor.

As manifestações desse batismo já conhecemos largamente: línguas;manifestações corporais;cânticos espirituais,tudo isso são sinais.Revelações, profecias.Sinais. Mas o Senhor não quer que paremos, que fiquemos fixados nisso. Os sinais anunciam que o Senhor está presente. Mas Ele sempre está presente. Nessa certeza, creio, reside todo esforço do Pai. O batismo só serve para que rotineiramente e não mais eventualmente, possamos ter essa certeza. ”Ele sempre está presente”. “Tem mais alguém aqui”.

Por fim, leio encantada João 16.16: "Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis”. E me delicio percebendo que se trata de um capítulo inteiro de “Achooou!”
Niterói - RJ
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.