Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Temos um sonho

Sonho utópico

A consolidação deste sonho é completamente utópica. Eu já pensei numa igreja como esta, mas guardei o pensamento para mim. Isso é apenas um devaneio cristão. Primeiro, porque os radicais diriam: “Tanta gente no mundo para ouvir o Evangelho e vamos investir em cultura?”, esquecendo-se que ser Igreja é muito mais do que ser um cidadão que vai à igreja institucional para cultuar a Deus.

A instituição “igreja” deveria ser algo que aglomerasse vários setores que fazem a vida cristã existir. Quero dizer que deveria haver biblioteca para incentivo educacional, bem como pessoas capacitadas e dispostas a doarem um pouco do seu tempo para ajudar pessoas a estudarem; deveria haver um departamento social que cuidasse das famílias necessitadas, não apenas com cestas básicas, mas que fosse um trabalho contínuo de ajuda e evangelização; deveria existir um departamento cultural para abranger a arte clássica, pintura, escultura (que com certeza seria vetada pelos ignorantes), bordado, música, etc; deveria haver manutenção constante do departamento de missões, que seria o departamento mais ligado à direção da igreja, estando representado em todos os departamentos da igreja; deveria existir, na medida do possível, profissionais dispostos a ajudarem vidas que necessitam de acompanhamento psicológico; enfim, uma igreja com ajuda de TODOS que a compõem, onde TODOS pudessem tanto ajudar com seus talentos (profissões), bem como serem ajudados.

E tem mais, nesta mesma igreja deveria haver um departamento de incentivo à disseminação da cultura política e da nossa função social no mundo. Além disso tudo, a mesma igreja seria adoradora, onde seus frequentadores estivessem presentes nos cultos de oração e amassem as aulas de EBD (Escola Bíblica Dominical); onde os que têm muito compartilhassem com os que têm pouco; onde os próprios membros tivessem condições de discipular os novos convertidos. É pra isso que deveria existir a igreja como instituição. Portanto, acredito que este pensamento seja pura utopia.

Essa igreja institucional não existe, nem nunca vai existir, até porque, com relação às artes, haveria MUITA CENSURA, e tudo o que existisse seria obrigado a ter textos bíblicos, ou seja, um escritor seria obrigado a escrever somente livros de Teologia; um pintor seria obrigado a somente pintar passagens bíblicas; um escultor não poderia esculpir nada, porque esculpir qualquer imagem é considerado pecado para muitos; um músico não poderia compor sobre os seres humanos, só poderia compor músicas para louvor a Deus; na biblioteca não poderia haver livros de filosofia, somente livros infantis, técnicos ou cristãos; enfim, seria mais um “gueto gospel” que não iria contribuir em nada para a sociedade, serviria somente para encher o ego dos evangélicos. Acho que, no final das contas, iria ser um negócio bem farisaico e chato.
- AC
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.