Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sobre o filme "O Segredo"

Assisti, há pouco tempo, o filme chamado "O Segredo", também lançado em livro, pela Ediouro. O filme apresenta a mesma teoria de um outro, cujo nome é "Quem Somos Nós?", lançado no Brasil em DVD.

"O Segredo" é um documentário onde os narradores falam sobre uma suposta "lei da atração" da física quântica que, segundo eles, "é a lei mais forte do Universo".

O filme prega que nós, homens, podemos conseguir tudo o que queremos: dinheiro, bens materiais, curas de doenças, bons relacionamentos pessoais, etc., através do "pensamento positivo", bastando focar o pensamento naquilo que queremos, pois "tudo aquilo que pensamos se materializa, coisa boas ou ruins". Usa, inclusive, a metáfora do "gênio da lâmpada", onde o Universo é o "gênio" que atende aos nossos desejos conforme nossa vontade, tentando infiltrar na cabeça do espectador que a realidade é maleável, basta pensar positivo e tudo pode acontecer!

Justificam que somente cerca de 1% da população da Terra é rica porque tais pessoas conhecem "o segredo". E que pessoas famosas e importantes do passado, como Albert Einstein, Isaac Newton, Michelangelo, entre outros, foram bem-sucedidas porque também já conheciam "o segredo". Quanta bobagem!

Tal filme tem sido recomendado por alguns psicólogos aos seus pacientes, como ferramenta auxiliar na terapia e tratamento dos mesmos. Não entendo o porquê disto, visto que o mesmo não aborda nada da ciência psicológica. "O Segredo" é apenas um filme de ficção científica, materialista, pagão, antibíblico, hedonista e com forte pensamento Esotérico/Nova Era, principalmente quando afirma que "aquilo que os teólogos chamam de Deus é apenas uma energia do Universo".

"O Segredo" ousa, até, fazer uma paráfrase de I João 4.4b ("porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo"), usada na explicação sobre a "força interna" que há no homem. No filme é dito: "maior é a força que há dentro do homem do que aquela que há no mundo".

Atente a outro detalhe: no final do filme, depois de toda a indução à mentira, há ainda uma música sutil, bonita até, mas cuja letra diz simplesmente o seguinte: "Agora vou conseguir o que quero e ninguém vai me impedir". É uma afirmação assustadora, o auge do espírito de rebelião contra Deus, que pode ser perfeitamente atribuída ao "espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo" (I João 4.3b).

Para a maioria das pessoas, "O Segredo" é apenas um filme inocente que só quer o nosso "bem", com "comprovação científica" e "filosófica", e que nos deixa mais tranqüilos e "harmonizados" com o Universo, mas trata-se, na verdade, de mais uma evidente armadilha do Diabo. Fuja disso!

O Espírito Santo revela perfeitamente a verdade de Deus em Sua Palavra, e Jesus Cristo, Seu Filho, expõe essa verdade perfeitamente. Deus pôs tudo em Suas mãos e deu-lhe Seu Espírito sem medida: "E o governo estará sobre os seus ombros" (Isaías 9.6); "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra" (Mateus 28.18).

O Universo não está submisso à vontade ou ao pensamento do homem, mas sim ao do Criador e Soberano Deus, e de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Tudo está em Suas mãos, tudo está sob Seu controle e dentro de Sua vontade diretiva (perfeita) ou permissiva.

Por isso, não precisamos de "segredos" da física quântica, não precisamos de visões místicas, não precisamos de "revelações" adicionais ou de "ciências da felicidade". Mas precisamos, urgentemente, de uma grande quantidade de estudo da Bíblia. Na Bíblia, somente na Bíblia, encontramos a Verdade Viva (Jesus Cristo) e as normas para a vida.

Porém, temos aí mais um sinal dos tempos, lembrando das palavras do apóstolo Paulo: "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (II Timóteo 4.3-4).

Vivemos hoje, infelizmente, rodeados de pessoas que estão voltadas muito mais para os mitos e fantasias do que para Deus e Seu Filho Jesus Cristo, e como a maioria acredita em tudo que americano inventa, a tendência é que esse tipo de "auto-ajuda" continue aumentando.

"Somente a ti, ó Senhor Deus, a ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade" (Salmo 115.1).
São Paulo - SP
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.