Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Seja um boi ou um jumento, tanto faz!

"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" Isaias 3:1
A Bíblia eh um livro fantástico. E não tão somente, pelo fato de ser um livro espiritual e que nos revela sobre o divino. Mas pela diversidade magnifica de assuntos que lá existem. E eu particularmente acho isso fenomenal. Desde História à Biologia; de Sociologia à elementos pedagógicos e multidisciplinares; de Politica à Economia e noções básicas de Administração; desde Filosofia à Ética e outros tipos de ciências e saberes podemos perceber nestes 66 livros que a compõem. Ah, sem falar na riqueza dos textos literários! Cada estilo maravilhoso rico em sentimentos, rico em alma. Lindas historias de reis e profetas; emocionantes textos de poesia e sabedoria. Que me perdoem os Imortais da Academia Brasileira de Letras, mas seus bestsellers nao chegam aos pés da Bíblia Sagrada. Como disse uma vez o Capitão Nascimento : "Nunca serao!"
Mas o que me chama a atenção de modo incrível, eh o modo pelo qual Deus, o autor da sua própria Palavra, gosta de ensinar e dar orientação aos seus filhos. É no mínimo interessante o modo irônico que Deus às vezes resolve dar suas lições e externar sua indignação aqueles à quem na verdade e no intimo tanto ama e quer bem. Deus simplesmente tem um senso de humor intrigante. É constrangedor ser pego por Ele, num momento em que Ele resolve apelar para o deboche. Nada que de fato nao tenha algum fundamento e que nao possamos ser merecedores. Deus é possuidor dos métodos de ensino. Ele sabe como fazer com que possamos aprender alguma coisa de fato. E por vezes essa coisa que deve ser aprendida, Ele já tentou de varias formas nos ensinar. Mas nossa obstinação e desobediência impediram. E impedem. E outra coisa, cada ironia, e cada deboche de Deus, mostra-nos o quanto somos ignorantes e carecedores de aprender.
Deus simplesmente decide usar o tom debochado. Ele pode fazer isso. A Bíblia como fonte de suas Palavras é capaz de externar aquilo que Ele quis e quer que saibamos, nao importa o jeito. Ele chama a atenção numa boa, e nada! Então, tenta mais uma vez, e...nada! Ele exorta e dá bronca, nada...nenhum ou pouquíssimo resultado. Então, ele ironiza. Cai na "pele". Cai na gozação. E, na verdade... E Ele triste por isso...ainda nao vê muito resultado.
O texto é claro. Ele diz que o jumento e o boi tem mais discernimento do que o próprio povo Dele. Animais irracionais que Deus usa de exemplo, pra ser exemplo, pra falta de exemplo que o povo dele deveria buscar ser: Modelo de santidade e pureza e amor. O boi sabe quem é o seu dono, de maneira que o povo, dotado de uma alma inteligente, ja nao sabe discernir o esquerdo do direito. O jumento sabe e conhece sua casa, seu berço, sua origem e historia, de maneira tal e contraditória que seu povo, dotado de intelecto, sentimento e vontade própria, ja nao sabem de nada do seu presente nem passado e desconhecem seu criador.
Nao que Deus os considere realmente mais inteligente do que nós, é que o mundo ta de cabeça pra baixo, e parece que só os animais estão andando normalmente. Se nao for isso, devo então estar plantando bananeira.
Isso ocorre hoje em dia meu povo! O povo que se diz ser povo de Deus ja nao sabem mais de nada. Nada nada e nada. Ja estão inferiores a bois e jumentos. Abaixo de animais. Triste. Lamentável. Estão igualzinho o povo antigo, com "dura cerviz". Preferindo a tangibilidade de um bezerro do que a imanência de um Deus vivo e poderoso. Sem amor e sem sentimentos. Lotados de misticismos. Sem conhecimento adequado da Palavra verdadeira. Isolados em suas vans concupiscências. Presos na ilusão de uma falsa liberdade. Agrilhoados nos portões do preconceito e da intolerância.
Mas, que Deus nos ajude! Que o homem de hoje, feito a imagem e semelhança de DEUS, remidos pelo sangue de Cristo, possam estar de acordo com aquilo que Ele já nos tem proposto. E que desapareçam aquelas tais "igrejas e templos", mas que surjam currais e pastos, para grandes e inteligentes bois e jumentos.
J. Marques.
Seropédica - RJ
Textos publicados: 3 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.