Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Salmo 92 - Crescer na Presença de Deus

"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça." Salmos 92:12-15

Não se sabe quem escreveu o salmo 92, apenas se sabe que ele foi escrito para ser entoado no dia do Shabbath judaico, o dia em que os judeus separavam para louvar e adorar a Deus e não realizar mais nenhuma outra atividade. Vamos ao texto agora:

"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; " Salmos 92:12 -> As Palmeiras se conhecem por sua larga vida. Florescer como palmeira significa permanecer por cima das circunstâncias e viver uma larga vida. Já o cedro do Líbano cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade, enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros. Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim também deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Sua dependência deve estar em Deus.

"plantados na casa do Senhor , florescerão nos átrios do nosso Deus. " Sl 92:13 -> Átrio é o aposento mais importante de uma casa, palácio ou templo. Quando o salmista cita o átrio ele está em mente aquele local em que os reis de sua época vivia. Nessa mesma época só existia uma possibilidade de se achegar a frente de um rei, sendo convidado por ele ou se ele estender o cetro em sua direção. Vemos isso claramente no relato de Ester (Leia Ester capítulos 4 e 5), que quando é confrontado por seu tio para apresentar ao rei, ela responde dizendo que o rei não a chamava há vários dias e pede ao povo que jejue por ela, pois caso o rei não estenda o centro em sua direção poderia ser morta. Quando o salmista cita que os justos florescerão nos átrios do nosso Deus, ele está dizendo que temos acesso a sua presença, ou porque o próprio Deus nos convidou ou por Ele sempre estender o centro em nossa direção. É algo maravilhoso imaginar, um Deus relacional que ama quando estamos em sua presença.

"Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, " Sl 92:14 -> Honrar a Deus não se limita às pessoas jovem que parece ter força física e vigor ilimitados. Até na velhice, os crentes piedosos podem produzir frutos espirituais. Produzir frutos também não tem nada a ver com nossa idade e nem nosso tempo de igreja, mas tem tudo a ver com o tempo que estamos na presença de Deus, aprendendo e sendo moldado por Ele.

"para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça." Sl 92:15 -> O salmista termina informando que tudo que acontece em nossa vida é para proclamar os feitos dEle, proclamar a sua justiça. Em vários salmos o final é sempre com a mesma frase "para proclamar a sua justiça ou os seus feitos", isso nos mostra que não há outro motivo de nossa salvação a não ser proclamar aquilo que Deus fez e tem feito em nós. A nossa salvação é muito importante, nossa intimidade com Deus é muito importante, mas é de igual forma importante compartilhar do que temos recebido. Não quero dizer que se não o fizermos não seremos salvos ou seremos menos amado por Deus. Ele nos ama por que nós somos, mas se queremos agradar ao coração dEle, nós iremos compartilhar para todas as pessoas o seu Evangelho.

Conclusão:
Se somos justos aos olhos de Deus, temos que crescer em nossa vida espiritual, temos que criar raízes em Deus. Estamos aqui para sermos maduros, estarmos sempre em sua presença, aprendendo mais de sua Palavra, ansiando mais por Ele. Não importa se somos novos ou mais velhos, se recém-convertido ou mais tempo na fé. O que importa é: temos fome e sede de Deus, temos fome e sede de fazer a sua vontade? Se existe fome e sede em nós, nosso dever é buscar frequentemente a Ele e sempre compartilhando e chamando a outros a experimentarem o que temos experimentado.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.