Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quem cuidará das ovelhas em sua ausência?

Base Bíblica: 1º Samuel 17.20

"Davi, pois, no dia seguinte, se levantou de madrugada, deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara".

Como é bom galgar novos ambientes, novas funções e no caso de Davi que era um simples "cuidador" de ovelhas acredito que ele ficou super motivado em poder pisar novos lugares.

Seu pai o chama e pede para ele fazer um serviço de "office boy- delivery", levar alimentos para seus irmãos e para os oficiais do exército. Voltando ao capitulo 16, podemos lembrar do Davi que fora convidado pelo servo para comparecer a mesa de Jessé para que o Profeta Samuel completasse sua missão.

Fico feliz pela atitude de Davi, pois no capítulo 17 -se considerarmos a ordem cronológica do texto, ele já havia recebido a unção de rei e como pode uma pessoa com a unção de rei, com a confirmação dada pelo próprio profeta diante da sua família, fazer serviço de office boy?
Faça o teste com alguns titulados e verá que não terão disposição para servir como exemplificado pelo garoto Davi.
No ofício do dia-a-dia de Davi nos chama atenção no cuidado que ele tinha com as ovelhas do seu pai, portanto fazer mais um favor para seu pai não ia adicionar nada de extravagante ou difícil, pois sempre cuidou das ovelhas e o fazia com toda responsabilidade.

Em convites diferentes do ofício que exercermos, corremos o risco de querer não voltar mais a fazer as coisas simples que fazíamos, pois pode demonstrar um retrocesso, uma recaída.

Interessante que no Cap. 16, Davi tinha sido indicado para ser músico do rei e o pequeno pastor de ovelhas agora se apresenta como músico da realeza. Tem acesso ao palácio. Sabe o que significa você sair do campo, dos estrumes das ovelhas para pisar nos mármores do palácio? A vida de Davi foi uma vida de convites. Convites para comparecer à mesa a fim de ser ungido a rei, convite para tocar no palácio, convite para levar "marmitex" para seus irmãos na guerra.

Se observarmos no Cap. 16 Davi cumpria seu ofício no palácio e voltava para sua velha atividade: cuidar de ovelhas. Esta era sua função e ele a exercia com propriedade, excelência e responsabilidade.
Já no verso 20 do Cap. 17, percebo o cuidado, a destreza que Davi tinha com as ovelhas de seu pai, quando recebeu o convite de pisar lugares novos, de estar diante de novos desafios, porém não esqueceu de deixar suas ovelhas sobre o cuidado de outro pastor.

Os princípios que aprendo neste versículo é que devemos primeiro saber cuidar de nossas ovelhas, de ter responsabilidade por elas e mesmo que recebamos um convite para aumentar nossos termos, para conhecer novos lugares, novos desafios, não podemos em hipótese alguma esquecer das nossas responsabilidades primárias.

Eu e você estamos preparados para novos desafios? Já preparamos alguém? Já discipulamos alguém para assumir as ovelhas em nossa ausência?

Lembro-me, há cerca de dez anos atrás, numa conversa com um pastor de uma determinada igreja com centenas de membros, quando lhe perguntei se ele poderia fazer uma viagem de 30 ou 60 dias com sua família e a resposta foi: Lógico que não, você tá maluco? Quando eu voltar minha igreja estará dispersa.

Isto prova que temos dificuldade de preparar pessoas, de fazer discípulos para dar continuidade em nosso ministério e aprendo com Davi que colocar as ovelhas sobre a proteção de outra pessoa é a demonstração que estou preparado para vivenciar novos desafios.
O interessante deste principio que é aplicável em todos contextos de liderança, sejam em casa, nos negócios ou no ministério.
Quando você for embora, ou receber novo desafio, quem cuidará dos que ficaram? Ou será que teremos prazer em ir embora e ver o fim dos projetos para termos a sensação que éramos tão essenciais ?
Davi nos deixou uma preciosa lição em compartilhar sua liderança do cuidado com as poucas ovelhas do seu pai.
Quem cuidará das ovelhas, dos projetos, dos negócios que você estava envolvido quando você partir?
Guarulhos - SP
Textos publicados: 59 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.