Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Que tipo de louco sou?

"Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem seu próprio espírito e nada viram!" Ez 13;3

Normalmente dizemos que louco é alguém fora de si; tal, estaria privado das plenas faculdades mentais, controle emocional, volitivo até.

Entretanto, esse apreço vale para o homem natural. No prisma espiritual, dos que nasceram de novo, o louco é o que está em si, como os profetas denunciados por Ezequiel; "seguem seu próprio espírito e nada viram."

Se, um profeta idôneo é alguém que fala da parte de Deus, o que fala de si mesmo e atribui a Deus, comete a loucura suicida de auto endeusamento.

Os profetas eram também chamados videntes; pois, não raro O Senhor lhes mostrava coisas do mundo espiritual, para que eles reportassem segundo seu estilo de contar.

Os loucos, não tendo visto nada, sequer ouvido, criavam mirabolâncias de moto próprio e atribuíam sua origem ao Senhor. Eis a loucura deles!

Ora, se a premissa-base da conversão a Cristo é o "negue a si mesmo" como posso ministrar profeticamente estando em mim, não Nele? Estar Nele não é receber algum "insight" pontual, um lampejo para dizer por aí que viu uma nuance, espiritual.

É um compromisso submisso e moral, "full time" que faz de nosso novo modo de ser, uma "profecia" um testemunho visível do que Cristo opera. Seu preceito: "Resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos Céus." Mt 5;16

As consequências de o cumprir; "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo. Tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo..." 2 Co 17 e 18 Provém de Deus, não de si mesmo.

Logo, temos dois tipos de loucos; uns perante o mundo, outros, diante de Deus. Aquele que coloca sua presunção, pretenso saber ou poder, como patrocinadores de autonomia moral, espiritual, seguem o conselho de Satã: "Sereis como Deus; vós mesmos sabereis o bem e o mal."

Loucos por, ao escolherem um "Senhor" alternativo, acabarem traindo a si mesmos; "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para justiça?" Rm 6.16

Essa loucura, tanto pela origem, quanto pelo fim ao qual conduz é amaldiçoada. "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne o seu braço, e aparta seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, não verá quando vem o bem..." Jr 17.5-6

A incapacidade de discernir quando vem o bem, a mensagem salvadora do Amor de Deus, por exemplo, que os leva a reputarem loucos àqueles que, vendo-a, recebem-na e se deixam transformar segundo a "Mente de Cristo."
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." 1 Co 1.18

A sabedoria do mundo é loucura por buscar conveniências imediatas mais cômodas, e desprezar consequências eternas letais. Tipo aqueles denunciados pelo Senhor que amaram mais às trevas que à luz, porque suas obras eram más.

Irem a Cristo demandava se expor à Luz; para ficar em si mesmos, em suas pecaminosas predileções precisavam do "escurinho do cinema". Escolheram esse. Ímpios gostam de trevas? Seu deus as produz. "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho..." 2 Co 4.4

A sapiência ou insanidade de uma escolha se vê em seu fim, não no momento que é feita. "Há caminhos que ao homem parecem direitos; mas, no fim, são caminhos da morte" Pv 14;12

Assim, velhacarias e astúcias pontuais podem posar de sabedoria no prisma humano; mas, a Sabedoria com S maiúsculo é de outra esfera; "Falamos sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; e nenhum dos príncipes deste mundo a conheceu; porque, senão, nunca crucificariam ao Senhor da Glória." 1Co 2.7-8

Notemos que a sabedoria verdadeira é demonstrada por feitos, não por discursos.

Entretanto, a "Loucura de Deus" precisa ser ensinada pelos que Ele capacitou para isso; "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu pela Sua Sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação... Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens." 1Co 1.21-25

Enfim, é vero o dito que "Tá todo mundo louco!" Uns vivos por isso, outros, mortos. "Escolhe, pois, a vida!"
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.