Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quanto custa uma câmara municipal?

Nada contra os vereadores, nada contra os seus assessores, mas tudo a favor do povo, da população sofrida em meio a tantas crises e que vê o seu sagrado dinheirinho sendo levado pelo ralo para pagar essa gente que de prático, de verdade, pouco faz, ou quase nada produz para a coletividade. Eu não entendo esse País, não entendo essa vergonha, essa agressão de mão fechada que nos atinge por esses que deveriam, como autoridade, darem o exemplo de dignidade e coerência. Tudo isto é um absurdo, um despropósito, um acinte contra a população, especialmente a mais sofrida. Se eu viver cem anos não vou entender isto e vou protestar sempre contra essa vergonha, esse abuso que se comete contra o cidadão trabalhador.
Gostaria de saber exatamente quanto custa uma Câmara Municipal, incluindo o salário dos vereadores, de seus assessores, mais as verbas e todas as mordomias que eles têm e que somados, multiplicados pelos vereadores, mais os seus assessores, levam uma boa parte do dinheiro arrecadado pela Prefeitura. O montante deve ser grande, enorme, pois não conheço nenhum vereador pobre - e com o salário que, oficialmente, eles ganham ninguém ficaria rico. Eu não entendo isto, não entra na minha cabeça como um representante do povo pode ganhar tanto dinheiro, que é pago por este povo, que eles bem ou mal, representam. A população tem o direito de saber quanto ganha o seu representante e o que realmente ele faz a seu favor.
Esse País está indo pro buraco, ou já foi, devido a tantos abusos que são cometidos no meio político e esses abusos, em geral, começam nas câmaras municipais que, a meu ver, nem deveriam existir, como acontece em muitos países onde elas não existem, ou os seus representantes não recebem salários, pois são representantes do povo, voluntários, pessoas que se dispõem a realizar um trabalho digno e honrado em favor da população. Sabemos que existem muitas pessoas, cidadãos reconhecidamente de bem, que se sentiriam honrados sendo um vereador, ou ocupando outro cargo para servir ao povo. Hoje, entretanto, essa função se transformou numa profissão das mais bem pagas com direito a mordomias a perder de vista. E tudo isto é pago com o dinheiro público. Sonho com o dia em que irá aparecer um presidente da República que assine um decreto e coloque ordem nesse abuso. Então teremos municípios melhores, com saúde, educação e segurança melhores e, consequentemente, um povo mais feliz. Até lá, vamos conviver com essa vergonha e com a miséria cada vez mais crescente em todos os municípios brasileiros. Há municípios em que a arrecadação não dá nem para pagar os vereadores. O Brasil não pode mais conviver com essa vergonha em que se transformaram as câmaras municipais. Quanto custa uma Câmara Municipal? Eu aguardo a resposta, mesmo sabendo que ela dificilmente virá.

Cícero Alvernaz, aposentado e jornalista.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 366 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.