Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Prova de amor

Em linguagem simples e usual, prova de amor é algo que pedimos ou damos pessoalmente a alguém com o fim único e exclusivo de provarmos o nosso amor por essa pessoa. Isso tem que ser algo consentido e sem imposição. Entretanto, em muitos casos existem condições e exigências estranhas e esdrúxulas - e a mais comum é entregar-se físicamente à outra pessoa mesmo contra a vontade e contra os padrões morais e religiosos num sacrifício que pode ser comparado a vender a alma para a outra pessoa. Quem pensa que este costume hoje está fora de moda, se engana redondamente. Na verdade, isto está cada vez mais arraigado na sociedade em nossos dias.

Uma das novelas de maior sucesso da televisão brasileira se chama exatamente "Prova de Amor" e foi transmitida recentemente pela Rede Record com picos de audiência que passavam de 30 pontos. Vê-se, portanto, que este tema é muito atual e ainda prende a atenção a alimenta a curiosidade de muita gente. Trata-se de uma troca, uma chantagem emocional que prende e escraviza a outra pessoa dentro de um contexto que ela dificilmente consegue sair. A pessoa em tela de repente se vê refém dos caprichos de alguém que, na verdade, mal conhece. Na referida novela, a "mocinha" resistiu até ao fim às investidas do personagem Lopo, interpretado pelo ator Leonardo Vieira.

Geralmente quem comete este tipo de ação é doente, possessivo e tem um sério desvio de conduta. É uma pessoa socialmente perigosa e instável. Enquanto escrevo, fico pensando: quantas pessoas agora devem estar passando por esta terrível situação!
No mundo em que vivemos de tantas contradições e paradoxos, quase que diariamente ouvimos e vemos acontecerem tragédias de cunho passional em que, muitas vezes, envolvem autoridades policiais e praticamente toda a sociedade. Muitas vezes o fim é trágico culminando com a morte de uma pessoa inocente. A vítima sofre até à morte nas mãos de um louco diante dos olhares atônitos de uma sociedade que parece não acreditar no que vê. Passada a tragédia, as autoridades policiais, em geral, ficam se culpando e se desculpando diante do ocorrido.

Por que o mundo é assim? O amor é algo tão puro e é exatamente o avesso da violência. O amor é um sentimento que inspira e emociona da forma mais profunda e completa. O famoso poeta popular Neimar de Barros, certa vez escreveu: "Se o teu namorado te pedir uma "prova de amor", comece pelo adeus". A maior prova de amor é a fidelidade, a compreensão e o carinho pelo ser amado. O mais é chantagem, doença e desequilíbrio emocional.

Existem muitas formas de provarmos o nosso amor voluntariamente, sem exigências ou imposições. Como seres racionais, todos os dias estamos provando a alguém que o amamos através de nossos gestos e atitudes. Um sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas, e pode ser dado ou recebido como prova de amor, carinho e consideração. Há sempre alguém em nosso caminho esperando de nós uma atitude gentil e educada que marca muitas vezes o nosso dia.

Na linguagem bíblica, Deus provou o seu amor para conosco de uma forma toda especial. Paulo, o apóstolo, escreveu: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Existe maior prova de amor do que esta? Ninguém tem o direito de exigir nenhuma "prova de amor" - ou o nome que se queira dar a essa anomalia social. Todos nós somos livres para amar e viver a nossa vida dentro do contexto social com as nossas carências emocionais. Ninguém pode nos obrigar a dar nenhuma prova de amor que não esteja enquadrada em nossas convicções pessoais, religiosas e em nossos princípios morais. Somos cidadãos livres e conhecemos os nossos direitos.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.