Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Prosperidade e aflições

Js 1.8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
João 16.33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Os textos acima nos mostram duas promessas com teores diferentes e condições adversas.
Em relação a Josué, observa-se que lhe é dada a ordem de meditar na Palavra e obedecer a Deus para ser abençoado e alcançar prosperidade. Como se nota, seu sucesso ficou condicionado à obediência a Deus.
Já em relação aos discípulos, podemos notar outra realidade, Jesus advertindo-os de que a obediência a Ele lhes causaria aflições; por essa razão, orienta-os a ter bom ânimo.
Não há nada de errado em ambos os textos, pois os dois apontam para bênçãos específicas, condicionadas à submissão.
O texto de Josué aponta para a posse da terra prometida por Deus ao seu povo e o contexto geral esclarece que a nação não iria receber a terra sem esforços próprios, e lutas contra os inúmeros adversários que surgiriam, tanto é que a palavra de ânimo era: “[...] Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
O homem iria se esforçar pela aquisição da terra, mas Deus daria as coordenadas e conduziria com segurança toda a nação de Israel, desde que observadas as condições impostas por Deus, que podemos resumir nas seguintes palavras: Vocês meditem na minha lei, obedeçam-me, enfrentem as dificuldades com coragem e eu os ajudarei e vocês serão vitoriosos e donos da terra que prometi. Deus
abençoou Israel com a posse da terra após várias batalhas, conforme registros históricos. Aplicando o texto à nossa vivência com Deus, podemos pensar da seguinte maneira: obedecer a Deus não é fácil, mas a vitória é garantida.
Quando Jesus falou que no mundo se passaria por aflição, mas era preciso ter bom ânimo, ele não estava querendo desanimar nenhum de seus seguidores, porém queria alertar para as dificuldades que surgiriam na caminhada para o céu.
As exigências são as mesmas nos dois casos: obediência e andar de acordo com a Lei Divina.
A diferença está no que é prometido. Para Israel, a promessa era material e terrena. A proposta de Jesus é espiritual e celestial. Isso fica mais claro quando lemos Mateus 25.34 “[...] Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”
A que posse teremos direito, de acordo com o ensino bíblico? Além das bênçãos materiais e terrenas que desfrutam nesta vida, os crentes fiéis receberão também as espirituais e celestiais, que serão dadas na vinda do Senhor Jesus. Deus está pronto para garantir sua promessa de Bênção aos seus escolhidos, mas não os isenta de aflições na caminhada para o céu. Sejamos firmes, portanto!
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.