logo ultimato
  • Seja bem-vindo Visitante!
  • Cadastre-se
  • facebook
  • twitter
  • rss
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Esqueci minha senha

Palavra do leitor

Primavera árabe

Primavera Árabe é assim que esta sendo chamada a onda de manifestações populares que estão acontecendo no norte da África e no Oriente Médio, a chegada de um novo tempo para uma linda região, berço das civilizações.

O primeiro olhar que devemos ter é o de autocrítica as intervenções feitas nesta região, em nome de uma suposta estabilidade política acompanhada de segurança contra o terror e interesses econômicos (petróleo) o ocidente financiou, apoiou, estruturou e armou regimes ditatoriais que por essência são déspotas e violentos. Em seguida, depois de perder o controle sobre estes regimes o ocidente então ocupa através da guerra esta região, tornando a vida dos cidadãos comuns ainda mais difíceis, o sofrimento de ver seu país invadido por tropas estrangeiras, sua cultura sendo vista como inapropriada, prisão arbitraria e presos sendo torturados.

Um segundo olhar é o do aprendizado, aprender a se desvencilhar da ocidentalização do planeta. A mudança necessária e revolucionária surgiu da vontade do próprio povo, não do intervencionismo estrangeiro, e na sua realidade cultural, as manifestações populares ocuparam as praças sem violência. A lição de exercer a solidariedade com aqueles que desejam um futuro melhor com liberdade e democracia e destemidamente começam a construir esse futuro harmonizando o ideal dos sonhos com a concretude das ações.

Celebremos e participemos do que esta acontecendo historicamente no oriente médio e norte da áfrica, certamente construiremos juntos um mundo melhor, tolerante nas diferenças, rico na sua diversidade cultural, menos opressor e injusto, livre e democrático.
Santo André - SP
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

Opinião do leitor

comentar
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.