Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Posso pecar de novo?

A Palavra de Deus nos afirma, com segurança, que somos pecadores: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm. 3 23); pensando em voz alta, então temos que fechar a Bíblia e desistir de vez da salvação?

Não! Não porque temos um Deus misericordioso, cujo desejo é que nenhum se perca: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pe. 3 9).

Dando sequência ao texto que declara que "todos pecaram" lemos: "Sendo [os pecadores] justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Rm. 3 24) e ainda: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" (v. 28).

Mas, e se eu pecar novamente? – Tenho que confessar a Deus o meu pecado: Sim, "Se confessarmos [a Deus] os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo. 1 9).

Vem a resposta que o Senhor Deus nos dá: "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 Jo. 2 1).

A Palavra de Deus nos assegura que o Senhor Jesus, e tão somente Ele é o nosso Advogado [Mediador] junto ao Pai (1Tm. 2 5); é como se Ele dissesse: "Todo pecado tem que ser pago, mas eu JÁ PAGUEI os pecados passados, presentes e futuros dessa pessoa – ela está limpa, lavada que foi no meu sangue".

Na oração do Senhor, conhecida como o "Pai nosso", o Senhor Jesus ensina: "Perdoa-nos as nossas dívidas, ASSIM COMO nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mt. 6 12); terminada a oração, o Senhor Jesus diz: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas) tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mt. 6 14-15).

Aquele que, de fato, é sincero, no seu compromisso de seguir o Senhor Jesus, perdoa os seus ofensores até "setenta vezes sete" (Mt. 18 21-22), ou seja, indefinidamente.

A condição para a nossa salvação pessoal é, em vida, recebermos o Senhor Jesus, no coração, como nosso ÚNICO E SUFICIENTE SENHOR E SALVADOR:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3 16) – e segue dizendo: "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo. 3 17-18).

Essa é a "conditio sine qua non" para que o "serumano" [ser humano] alcance, em vida, a salvação: crer no Senhor e recebê-lo no coração como, repito, único e suficiente SENHOR E SALVADOR [há que haver uma atitude de submissão nossa ao "senhorio" do Senhor Jesus]:

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS filhos de Deus [antes eram criaturas], a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo. 1 11-13).

Não há pecado CONFESSADO E DEIXADO (Pv. 28 13) sem perdão para os que obedecem e seguem ao Senhor Jesus: "e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para TODOS os que lhe obedecem" (Hb. 5 9). Perdoar os nossos ofensores é obedecê-lo!

Somos falhos, somos pecadores redimidos pelo sangue do Senhor Jesus, uma única vez, para nos dar, pela graça, mediante a fé [NELE] a salvação eterna.

Já não mais há necessidade de sacrifícios, de boas obras ou de quaisquer outras práticas "cerimoniais" para o perdão de nossos pecados e salvação; quaisquer outras práticas [visando a salvação] ofendem ao coração de Deus, pois Ele já nos agraciou enviando o seu bem maior, seu Filho, ao mundo para PAGAR com seu sacrifício único, definitivo e eterno por todos os nossos pecados.

"Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, UMA VEZ POR TODAS. Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que NUNCA JAMAIS podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, PARA SEMPRE, um ÚNICO sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus" (Hb. 10 10-12).

Há um só pecado que não será perdoado; disse Jesus: "Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir" (Mt. 12 31-32).

O nosso corpo é "santuário do Espírito Santo" (1Co. 6 19a); temos que glorificar a Deus com ele; honremo-lo não o contaminando com as tentações deste mundo.

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.