Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por que completar a obra inacabada?

Recentemente, fui ao oftalmologista e o diagnóstico do médico indicou um sério problema de visão. Minha deficiência visual que era miopia (dificuldade para enxergar longe), agora, com a idade mais adiantada, também apresenta hipermetropia (dificuldade para enxergar perto). A receita indicada foram uns óculos "bi-focais" para corrigir a visão de longe e de perto. Mas, confesso que a adaptação com os novos óculos não está sendo fácil. Às vezes, prefiro o antigo a este que estou usando. Nossa natureza também prefere acomodar-se a buscar mudanças, mesmo que essas sejam para melhor. Usando essa experiência quero afirmar que a igreja apresenta um quadro de deficiência visual que a impede de enxergar corretamente, e talvez por isso, tem deixado de cumprir sua tarefa mais importante. 

Antes de voltar ao Pai, o Senhor Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos: “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.18). Deste modo, a igreja precisa encarar esta tarefa como prioridade, pois antes de ser uma opção a evangelização, é uma ordem! É dever da igreja alcançar os não-alcançados, primeiro porque Jesus ordenou, e, segundo, porque não há esperança para as nações fora do evangelho (Rom 1.16-17), pois “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). Mais de dois mil anos se passaram desde que Jesus deu esta missiva para seus discípulos, mas ainda hoje a tarefa continua inacabada. Segundo alguns missiólogos há mais de 1,3 bilhões de pessoas que sequer ouviram falar do Salvador.
 
Uma outra ordem dada pelo Senhor aos seus discípulos foi a de orar por obreiros. “Vendo Jesus as multidões compadeceu-se delas... então se dirigiu a seus discípulos: a seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.36-38). Há uma carência muito grande de trabalhadores no serviço do Rei. Quando os filhos nascem, geralmente os pais sonham em vê-los na faculdade, bem-sucedidos, mas raros são aqueles que oram dedicando seus filhos a Deus para serem trabalhadores na seara como médicos, advogados, professores, pastores, missionários, etc. 

A IEI tem motivos para agradecer a Deus. O Senhor tem ouvido nossas orações e tem nos dado trabalhadores. Nossos irmãos Neiron, Neviston, Jusleimar, Magno e Egon, juntamente com suas famílias estão na seara do Mestre e devem ser alvos constantes das nossas intercessões. 

Mas, ainda falta muito para cumprir a tarefa e evangelizar as nações. Por isso, devemos obedecer a uma terceira ordem de Jesus: “erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (João 4.35). As multidões continuam exaustas e aflitas, necessitadas do Bom Pastor e a igreja precisa usar óculos bi-focais para enxergar suas necessidades de perto e ao mesmo tempo cumprir sua tarefa de evangelização além das suas fronteiras. Deus promete que “todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”. Mas, o apóstolo levanta objeções: “como invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas!” (Rom 10.13-15). Irmãos, será que queremos agradar ao Senhor obedecendo às suas ordens? Temos feito discípulos de Jesus? Temos orado por mais trabalhadores para a seara? Temos erguido os olhos para ver além das nossas fronteiras e nos prontificado a enviar pregadores? 

Nosso país tem 257 tribos indígenas, totalizando uma população aproximada de 364 mil pessoas. Segundo o pesquisador Paulo Bottrel, apenas 4 etnias (Katuena, Mawayana, Wai-Wai e Xereu) possuem a Bíblia completa, 34 dispõem do Novo Testamento e 59 têm apenas porções bíblicas. Entretanto, há mais de 120 tribos sem a tradução das Escrituras. Existem 25 agências de missões atuando entre os índios em nosso país, contudo, a seara é grande e 103 grupos permanecem sem missionários.
Estou me adaptando aos novos óculos. Dá um pouco de trabalho e, às vezes, a visão embaralha mas eu preciso aprender pois é para o meu benefício. Da mesma forma, a igreja sentirá os benefícios de ver de forma bi-focal, atendendo suas necessidades mediatas mas, ao mesmo tempo, erguendo os olhos para as nações a fim de alcançá-las com o evangelho da graça de Cristo. Para isso, você pode orar, contribuir financeiramente e se dispor a ser um trabalhador da seara, aqui ou além das nossas fronteiras.
Uberlândia - MG
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.