Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Perto está o Senhor

Referência Salmos 34.18-19 (ARC)

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”.

A paz de Cristo. A afirmação de Davi sobre o Deus que respondeu às suas súplicas é surpreendente: “Perto está o Senhor”.

A raiz primitiva da palavra “perto” no hebraico, usada pelo salmista, aponta para “referência a lugar, relacionamento pessoal, permanecer junto, unir-se, manter-se próximo, juntar-se a, permanecer com e seguir de perto”.

A declaração davídica é um refrigério para a alma do aflito, visto que não são poucas as vezes que, em meio aos desertos, fornalhas, tempestades e tribulações da vida nos sentimos sozinhos, desamparados, sendo tomados pelo desespero.

As adversidades têm a capacidade de roubar a nossa percepção da presença divina, levando-nos a acreditar erroneamente na falácia diabólica de que Deus está longe demais para nos socorrer. O profeta Isaías diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir”. (Is 59.1) – O próprio Davi diz em um dos seus salmos, “Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos... Para onde fugirei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?”. (Sl 139.3,7)

O texto áureo desta mensagem é de Davi, mas o personagem do qual quero falar é Elias. Quero falar dele porque em dado momento do seu ministério, ele “achou que o Senhor não estava perto” e acabou por se esconder dentro de uma caverna.

Pode ser que frente a uma dificuldade que se apresentou na sua vida, você também esteja numa caverna, mas eu quero lhe dizer que “perto está o Senhor”.

Quais lições podemos aprender com essa atitude equivocada de Elias: “E ali entrou numa caverna...” (1Rs 19.9)

a) A caverna simboliza isolamento e solidão - Elias ao invés de procurar companhias, acabou por isolar-se numa caverna. Em meio às crises ao invés de buscarmos ajuda nos afastamos das pessoas. A sua caverna pode ser o seu trabalho, a sua casa e em alguns casos até mesmo a igreja. Se vou na igreja e não peço socorro, ficando isolado numa cadeira e indo embora, ainda que eu estivesse rodeado de pessoas, minha atitude me levou a sentir-se só.

b) Uma coisa é achar que estamos sozinhos e outra coisa é estarmos sozinhos de fato - É interessante que Deus fala com Elias “Que fazes aqui, Elias?” e ele ainda assim, no verso 10 diz “... e eu fiquei só”. O medo de ser morto anulou de tal forma a sua percepção que ele não se deu conta de que, se Deus estava falando com a sua pessoa, ele não estava só. “Quem está com Deus nunca está sozinho”.

c) Em meio ao nosso desespero e falta de fé, Deus insiste em falar conosco – Elias tenta justificar para Deus a razão pela qual entrou na caverna e Deus pergunta a mesma coisa novamente: “Que fazes aqui, Elias?”. Temos que pedir a Deus discernimento para ouvi-LO e parar de tentar justificar os nossos erros. Deus não quer desculpas, Deus quer atitude de obediência.

d) Na caverna dificilmente ouvimos a voz de Deus – Elias fala a mesma coisa duas vezes (versos 10 e 14) e Deus pergunta a mesma coisa duas vezes (versos 9 e 13). Será que temos uma redundância bíblica? De forma nenhuma. A grande questão é que na segunda vez que Elias fala e Deus pergunta, o profeta está agora fora da caverna. “E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora...” (1Rs 19.13).
Deus nos convida para sair da caverna da solidão, do isolamento, da depressão, do suicídio, do sofrimento e então, ouvirmos a sua orientação que traz ânimo e renovo.

e) Não somos os únicos a enfrentar perseguições e passar pelo sofrimento – “Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. Partiu, pois Elias dali...” (1Rs 19.18-19a). O próprio Jesus sofreu e disse aos seus discípulos: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”. (Jo 15.20)


f) A obra que Deus tem para a nossa vida não pode parar - Deus disse para Elias: “Vai, volta pelo teu caminho...” (1Rs 19.15). Quem sabe as lutas tiraram você do caminho que Deus preparou pra você. Pode ser que devido a um problema que te persegue, você entrou na caverna. Se você entrou na caverna por ter pecado contra o Senhor, Deus diz por meio da sua palavra: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras...” (Ap 2.5). É tempo de voltar para o centro da vontade de Deus.

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas elas” (Sl 34.19). O Senhor não nos promete uma vida sem problemas, mas permanece conosco em todas as circunstâncias.
Saia da caverna hoje. Perto está o Senhor.

Em Cristo,
Pr. Anderson Vieira
Cuiabá - MT
Textos publicados: 12 [ver]
Site: http://www.famintopordeus.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.