Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pelo Amor de Deus, Preguemos a Cruz de Cristo

“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (I Co 1:18 ).

Paulo, escrevendo à igreja de Corinto faz uma declaração que deve ter feito muita gente refletir sobre a sua conduta diante da cruz de Cristo. Fico imaginando o apóstolo no instante da sua fala, podendo olhar dentro dos olhos dos seus leitores e dizendo: “Em função da incapacidade do homem natural compreender a mensagem da cruz, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação”. Paulo sabia do que estava falando, pois foi alcançado pelo Cristo crucificado quando vagava perdido em sua sabedoria apreendida aos pés de Gamaliel. Aquele que perseguia os seguidores da cruz passou a ser perseguido por seu amor à mensagem da Cruz.

A cruz é um paradoxo. A aparente derrota, humilhação e dor, na verdade, resultam em vitória, glória e alegria. Jesus não fora subjugado pelos romanos como pensaram os sacerdotes e escribas, mas semeara as sementes de amor, vida, paz, salvação e esperança. A mensagem da cruz é loucura para muitos porque em oposição ao que o mundo diz: “Há vários caminhos para a salvação do homem”, a mensagem da cruz grita em alta voz que “somente através da cruz de Cristo o homem tem os seus pecados perdoados e a certeza da vida eterna com Deus”.

A cruz foi o plano de Deus antes da fundação do mundo! Somente em Jesus é que sou aceito, mesmo sendo tão imperfeito. Não preciso ser perfeito para dar testemunho. O diabo queria que eu acreditasse nisto. Mas a cada dia que passa a cruz de Cristo revela a minha incapacidade humana, a suficiência de Cristo e a minha total dependência dEle! Vejo mais do meu pecado e corro mais e mais para o Seu sacrifício.

O que significa pregar Jesus Cristo, e este crucificado? O que significa pregar a cruz de Cristo?

A mensagem de um Messias Salvador crucificado era um absurdo, seria como exaltar um criminoso executado na cadeira elétrica ou enforcado! A loucura da cruz é esta. A cruz foi a forma mais humilhante de morte possível. Foi um escândalo. Foi um símbolo de ignomínia, vergonha, violência, crime. Ninguém queria seguir um criminoso crucificado. Hoje, o efeito “choque” de ser um povo da cruz está se perdendo. Mas no primeiro século teria sido total, como se hoje fôssemos identificados como o “povo da cadeira elétrica”, “povo da guilhotina”, ou o “povo da forca”.

Infelizmente esta não tem sido mais a mensagem de nossas igrejas. Será que é isto que vemos quando lemos as nossas Bíblias?

Como Paulo diz: “Porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus. Com sinceridade e da parte do próprio Deus.” (II Co 2:17). Não somos vendedores, mas evangelistas! Não dependemos de “marketing” e sim do Espírito de Deus! Marketing diz que deve-se pregar no máximo de 30 a 40 minutos porque as pessoas não conseguirão assimilar mais que isto. Marketing diz que temos que entreter as pessoas ou elas não voltarão. Marketing diz que deve-se dar ao povo o que ele quer e não o que ele precisa. Marketing diz que você tem que embrulhar sua mensagem para atrair pessoas. Entretanto, marketing não convence pecadores.

Pregação em si é uma mídia fraca em conteúdo e forma, mas é a técnica escolhida por Deus! Rádio, TV, data show, drama, louvorzão, mensagens na internet, todos têm seu lugar, podem e devem ser resgatados para o Evangelho. Mas não podem e não vão tomar o lugar simples da proclamação pública da mensagem da cruz!

Se nosso ensino somente aponta a necessidade do homem sem leva-lo à cruz, avançamos na prática da Lei sem a Graça. Colocamos os ouvintes debaixo da Velha Aliança sem contar-lhes o fim da história. Infelizmente, muitos “ensinos” e muitos movimentos “sub cristãos” de hoje põem o povo debaixo da Lei como se a cruz e a ressurreição de Cristo nunca tivessem acontecido. É como se eles, pelos próprios méritos, pudessem ser aceitos diante de Deus: Faça isso! Faça aquilo! Pule mais alto! Pratique mais disciplinas da vida cristã! Tudo isto é desprezo à cruz.
Infelizmente muitas vezes ficamos empolgados com tudo em nossas igrejas, menos Cristo. A estratégia de Satanás é desviar a atenção do que é central para patinarmos sobre a periferia da nossa fé.

A mensagem da cruz é “não eu, mas Cristo”. Eu não podia salvar a mim mesmo. Eu não consigo viver a vida cristã por mim mesmo. Eu não posso impressionar a Deus por mim mesmo. Eu não posso fazer com que Deus me ame mais. Eu não posso... nada! Mas “tudo posso, NAQUELE que me fortalece”. Esta e a mensagem da cruz: Permanecer em Cristo (Jo 15). Viver Gl 2:20: Sou crucificado com Cristo . A glória na cruz! - Gl 6:14.

A cruz de Cristo não é só o instrumento de Deus para a expiação do pecado. Nela, Jesus de fato pagou a pena dos nossos pecados. Mas a cruz é mais que isto. Ela é o supremo argumento de Deus para que confiemos nEle e para que voltemos a Ele. A cruz é o monumento do amor - do amor divino!
Macapá - AP
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.