Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Páscoa: a páscoa!

‘’Ser livre, não significa fazer o que quero, mas sim decidir por exercer a liberdade, ao qual se ancora no compromisso que tenho com o outro e este faz parte da minha existência ou da minha realidade’’.

Texto Áureo de João 13:1 - ’’Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim’’.

A páscoa, o que é? Por ora, evito ir a direção da saga do povo, ao qual alcançou a liberdade, quando escravos, no Egito, através de feitos miraculosos. Não e não adentrarei nessa questão! Simplesmente, ouso caminhar pela páscoa que nos revela a amizade, de um não a toda forma de opressão e desfiguração do ser humano. Sim, a páscoa do encontro e da integração, do reconhecer o quanto somos sujeitos a erros e equívocos, agora, mesmo assim, temos a oportunidade para descobrir o outro, para sermos sensíveis, por meio das vias da amizade, do sentar, ao lado, do ouvir, como se estivéssemos num dos momentos mais significativos de nossa história.

De certo, a páscoa nos remonta a perceber a importância de arriscar e ousar encarar a vida, deixar tantas cargas de convicções que nos afastam, que nos tornam gladiadores, uns dos outros. Para muitos, essa data não passa de mais um pretexto, quando não já perdeu o sentido. Mesmo assim, apresenta – nos a consciência de lutarmos pelas marcas das opressões, das mais diversas maneiras, porque, somente, dessa maneira, o ser humano será livre e a liberdade será uma conquista contínua, não de um, mas de todos, cientes das singularidades, das diferenciações, ao qual nos faça melhores, não perfeitos.

Eis o eco da páscoa, esse fluir e florescer entre o ser livre e a liberdade, entre o ser que existe, porque pertence a família humanidade e pode viver, com intensidade, mediante o aprendizado da amizade. Aliás, a tradição cristã, em Jesus de Nazaré, não trouxe nenhuma intenção de submeter o ser humano a ferrolhos, a ritualismos, por onde as pessoas se lembram de sua humanidade, em momentos pontuais e isolados.

Em oposição oposta, evoca essa busca pela vida, pelo outro, por nós mesmos, por atentar muitas realidades humanas alienadas, tristemente, por um mundo adoecido de tolerância, de compreensão, de diálogo e de doação genuína. Deve ser dito, envolve a renúncia a uma tresloucada busca ao sucesso, ao individualismo e a uma perda da interdependência, do companheirismo, de uma ética e de uma espiritualidade, ao qual existir para o outro não significa martírio, sacrifício e desumanização.

Enfim, páscoa, a pascoa em todos os momentos, os dias, as alternâncias, em meio as tensões e conflitos, com a possibilidade de alcançar essa condição profunda de ser humano, de ser imagem e semelhança de Deus ou de um ato inspirativo criador, ao qual se consolida na inter, na retro e correlação com o outro.
São Paulo - SP
Textos publicados: 204 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.