Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os três tipos de líderes do cenário evangélico nacional.

"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." (João 10.9)

1) O FRACOTE
Aquele que não tem vocação nenhuma para pastorear, mas por ressignificância social, vaidade e poder, "intitula-se" pastor. Por não ter base bíblica alguma, esse líder vive sondando igrejas que "deram certo" no seguimento de campanhas e então aplica como referência essa prática. Por ser fraco de Bíblia desconhece o modelo de liderança deixado por Jesus e Seus apóstolos. Lideres sem critério e povo sem fundamento bíblico. Como reconhecer esse tipo de igreja? Simples! O púlpito é liberado para qualquer um que chegue de terno e gravata, ou dizendo que tem um recado de Deus, pronto!! Não há espaço para pregação, afinal o que interessa é apenas a revelação. Em alguns casos o diabo tem mais oportunidade pra falar que o pregador. Como a revelação e profecia são as únicas fontes de alimento para o povo, não faltam heresias de todo tipo.

2) O PODEROSO
Nesse modelo, os liderados morrem de medo de abrir a boca. Obedecem tudo minuciosamente. Ninguém ousa questionar ou sugerir. Todos os pedidos do líder são cumpridos EXATAMENTE no prazo e na forma exigida. Horários e escalas funcionam britanicamente. Os iniciados sonham chegar perto, tocar, ouvir seu nome dos lábios do poderoso chefão espiritual. Comumente são dóceis e amorosos, MAS NÃO ouse contrariá-los, frustrá-los, eles se transformam. Quem ousar falar demais será marcado. Se insistir é queimado e lançado fora sob o pretexto de rebeldia. Quem abandonar a igreja é amaldiçoado. Deus só fala com eles. Eles sentem, sonham e revelam o que deve e não deve ser, ou deixar de ser.
O povo passa a abrir mão do discernimento e o pior, da Palavra, para seguir TUDO o que esse mito da espiritualidade diz. O povo fica cego e altivo tanto quanto o líder. Brigam, discutem, perdem o senso de ridículo tudo para defender seu líder espiritual. Quanto mais você tenta mostrar na Bíblia que aquilo não é assim, pior fica. São normalmente desequilibrados e infantis. Sim, infantis!! Não sabem tomar decisões básicas da vida sem ouvir a orientação do guru. Esses homens têm poderes ilimitados e invadem a vida pessoal dos membros, com alto poder de persuasão. E assim controlam tudo e todos soberanamente.
Se decidirem comprar e construir um mega templo em Marte, o povo cai de cabeça! Recursos financeiros jamais serão problemas para esse modelo de igreja, pois o líder não pede, MANDA!!

3) O SERVO
Aqui estão todos aqueles que procuram se submeter à Palavra. É lindo de falar, mas difícil de viver e exercer esse modelo, já que depende totalmente da orientação das Escrituras Sagradas. Esse modelo parece frágil e facilmente manipulável. Esses líderes não forçam, não ameaçam, não prometem, não bajulam, não julgam segundo a aparência, não amaldiçoam ninguém, não invadem a vida alheia, não dominam o rebanho do Senhor.
Normalmente sofrem com a escala de funcionamento da igreja, pois muitos exploram a misericórdia e confundem a boa educação do pastor com fraqueza. As contribuições são sempre baseadas no amor e jamais no constrangimento. Ninguém é obrigado a nada se não for por amor genuíno a Deus. O púlpito nesses lugares é forte e o critério severo. Os dons andam alinhados com a Palavra e qualquer experiência pessoal é submetida à Palavra.
Esses pastores são servos de Deus e não estrelas espirituais. Por não controlarem a vida particular de seus membros, alguns os interpretam como desinteressados ou insensíveis. Líderes poderosos e fracotes precisam criar cercas para segurarem o povo. Servos confiam inteiramente na Palavra, pois sabem que não é a cerca que segura o rebanho e sim um bom pasto (Palavra). É o que disse o Bom Pastor no verso lá em cima!

CONCLUSÃO: Para cada tipo de motivação há uma liderança especifica. Quem detesta crescer na graça e no conhecimento, se identifica com líderes biblicamente fracos. Quem sofre de dependência emocional é atraído por líderes poderosos e controladores que nutrem exatamente a carência infantil do povo. Os servos... Bom, somente aqueles que desejam seguir Jesus e não a homens se engajam por amor ao Único digno de ser seguido e adorado,Jesus!!
São Paulo - SP
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.