Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Orar Somente de Joelhos?

Vez por outra me deparo com pessoas as quais afirmam que se deve orar só de joelhos. Para elas, outra posição, outra oração está errada, não tem base bíblica e não serve para nada. Ou seja, a posição do corpo, para elas, é que determina se Deus ouve ou não a oração.
É difícil discutir essas coisas. Normalmente, eu discordo, mas não discuto respeitando os diferentes pontos de vista. Recentemente fui a um velório onde o finado pertencia a uma dessas igrejas. Cheguei bem na hora do ofício fúnebre. Algumas pessoas estavam cantando, mulheres usavam véu, o que tornava o ambiente ainda mais fúnebre. Aproveitei para ouvir um pouco. Foi quando o responsável pelo ato, falando algumas palavras sobre o finado, disse: “nós não podemos orar aqui por motivo de higiene, não dá para ajoelhar aqui, mas a Bíblia diz que “todo joelho se dobrará diante de Jesus...” Logo depois, saí sem ouvir o restante.
Fiquei pensando e refletindo e me veio à mente a Bíblia e o que ela diz sobre a oração e não encontrei nada sobre a exigência de orar só de joelhos. Lembrei-me que Elias orava com a cabeça entre os joelhos, o rei Ezequias orou deitado ao receber o recado de Deus através do profeta Isaías, Jonas orou dentro do grande peixe, Jesus orou na cruz quando foi crucificado e outros tantos exemplos. Voltei aos dias de hoje e pensei: como pode uma pessoa orar ajoelhada numa fila ou dentro de uma condução? E se estiver internada num hospital? Se a pessoa sofrer um acidente, como vai se ajoelhar para orar? No trabalho, na casa de um amigo não crente, dirigindo um automóvel, andando pela rua...
A Bíblia nos manda orar sem cessar e diz que devemos orar em todo tempo. Portanto, o verdadeiro cristão deve orar sempre, ter uma vida de oração, pois a oração é a respiração da alma. O cristão não deve seguir a tradição e os costumes dos homens, principalmente quando o assunto é oração. Não interessa se o pastor ou o ancião ensina que se deve orar só de joelhos. Imagine uma irmã grávida, já próxima de dar à luz ter que se ajoelhar, um irmão bem idoso, uma pessoa que tem problemas de saúde... Conheço muitas igrejas que na hora da “oração de joelhos” o pastor orienta: os irmãos que não puderem se ajoelhar podem orar sentados. Esse é o método correto e bíblico que a maioria das igrejas segue. Mas querer impor algo que não está na Bíblia – e ainda criticar as demais igrejas – não é nada aconselhável para igrejas que se dizem evangélicas. O cristão deve ser sábio, conhecer a Bíblia e pedir orientação de Deus para não cair nessas ciladas, nesses ensinos de homens. Que Deus nos guarde dos falsos mestres!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.