Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Oração: fonte de avivamento perfeito

Quando falamos e/ou pensamos em oração, sempre nos vem a mente a "obrigatoriedade" cristã de "relacionamento" com Deus. Isso me soa uma das formas mais ridículas de exercer uma espiritualidade. Antes que me crucifiquem, preciso dizer que nossa intimidade com o Eterno não é construída pela relações de poder, mas de amor. Penso que na maioria das igrejas o que é instruído ao povo é que temos de orar e orar muito para que Ele faça alguma coisa.

Uma pergunta! Orar para Ele fazer o quê?

Os que seguem tais passos, o fazem de maneira reivindicatória, exigindo direitos e justificativas de Deus, como se os Céus tivesse a obrigação de responder as nossas necessidades todos os dias, além, do mais oração na percepção de alguns é similar a lâmpada de Aladdin, na qual com algumas "esfregadas" o gênio se coloca a disposição dos serviços do dia.

É uma pena, porque algo tão profundo e transcendental toma tal rumo, quando na verdade orar é muito mais além daquilo que pensamos ou imaginamos. E é por esse caminho que quero trilhar com o leitor no ápice de esclarecer algumas ideias concernente a esse verbo a saber: orar.

Antes de tudo quero salientar que o texto faz parte de um sermão que escrevi já faz algum tempo, peço desculpas, posto que meus sermões sempre são "sistemas" abertos, é uma via de mão dupla, que vai e vem, é um fazer e refazer, de vez em quando tenho de readaptá-lo, reescreve-lo e assim vou moldando o texto sob a inspiração do Espírito, para que a frente de cada púbico possa estabelecer um boa prédica, ou pregação.

Bom, lembrando as palavras de Paulo no capítulo 12 e verso 12 de sua carta a igreja de Roma, percebemos a seguinte expressões: (...) alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Ainda que haja um distancia gritante entre a realidade dessa igreja concernente a nossa o texto em si mesmo é aplicável a igreja contemporânea, torna-se essencial para repintarmos o quadro da oração tão desgastado pelo tempo...

Ao ler este texto, fico perplexo de nossa falta com a oração, não é para menos nossas motivações nos cultos parecem outras, menos a de encarar o altar com o fervor das súplicas. Não querendo ser otimista demais, mas o apóstolo está de primeira mão nos orientando que a perseverança na oração é o ingrediente fundamental para termos uma vida avivada (não quero, pelo menos nesse texto expor o que penso acerca de avivamento), enfim, preciso levantar uma pergunta que em minhas pregações "virou" eixo de meu sermão, seria esta: quando foi a última vez que passamos uma noite "toda" em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o Mundo?

Não sei sua resposta, sei da minha: sou um tanto negligente como você nesse aspecto, porém, não posso limitar minhas orações as minhas desculpas tão simplistas e tolas a ponto de dizer que não tenho tempo, pois isso tenho de sobra, felizmente.

Perseverar na oração é estar constante, arraigado, ser contínuo. Aliás, é sempre interessante apontar o próprio Paulo quando de sua conversão, isso porque alguns pensam que a oração não é importante, no entanto a primeira evidencia após conversão no grande encontro com Jesus em Damasco foi a de que Ananias o achou orando, inclusive quem dá a informação é o próprio Senhor, senão vejamos Atos 9. 11: E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando.

Pois bem, é incontestável a presença da oração na vida do ex-Saulo de Tarso, presumo pensar num outro personagem bíblico, cuja, a oração foi fator primordial para trazer avivamento aos seres tementes a Deus, Salomão, sim Salomão. Na ocasião do grande sacrífico de gratidão pelo que o Senhor havia feito, o Rei foi visitado pela voz do céus depois do fogo ter consumido sua entrega e a glória ter entrado no templo, voz essa que dizia as seguintes coisas (II Cr. 7.14): E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Partindo desses pressupostos divinos, podemos dizer que para termos fogo, glória e terra produtiva (sarada), temos de seguir os seguintes conselhos de Deus:

1º Se humilhar;
2º Orar;
3º Buscar a Sua Face;
4º Se Converter dos Maus Caminhos;

Somente depois desse quatro requisitos básico é que o Senhor ouve dos céus, perdoa nossos pecados e sara nossa terra. Achou radical? Eu? Nenhum pouco, esses passos ainda gritam no seio da igreja, talvez ela esteja de ouvidos tapados, por isso não ouve... Andrew Murray declarou que " a oração é poder mediante o qual acontece aquilo que de outro modo não aconteceria. Por isso ela é a chave do avivamento",

Como assembleiano também me vejo encorajado para expor as palavras do saudoso irmão Gunnar Vingreen que a cada dia que se passa é apagado da história da Assembleia de Deus no Brasil. Segundo ele:

"Em um determinado dia, Deus colocou no meu coração que deveríamos nos reunir num sábado à noite, para orar... Enquanto, orávamos, o Espírito do Senhor veio de maneira poderosa sobre nós, Houve vários comentários sobre aquele reunião, e várias pessoas passaram a se reunir ali conosco durante diversos sábados para orar, e todas as vezes o Espírito do Senhor vinha sobre nós de maneira poderosa. Durante aqueles semanas de oração, sentimos o poder de Deus vir sobre nós como uma pressão, como um forte peso, de tal maneira que muitas vezes não conseguíamos nos sentar à mesa para comer: caíamos no chão, dobrávamos os joelhos e em alta voz louvávamos o nome do Senhor. estávamos cheio de gozo do Espírito Santo, que clamávamos com voz elevada, cada um onde estava. Foram dias maravilhosos, de imensa alegria de Jesus." (VINGREEN, Ivar. Diário do Pioneiro. Rio de Janeiro. CPAD, pg. 25, 2011)

Temos aqui a imensa alegria de ler as experiências desse homem simples e de forma simples, o segredo, se é que havia algum era o de orar. Hoje, ouço e vejo, principalmente no seio jovial, moços que pregam e até moças também, que na exaltação dos ânimos dizem que para "mudarmos" nossas igrejas temos fazer uma revolução, isso me tem cheirado mal, parece que temos de pegar em armas e atirar para todos os lados... Infelizmente estão despreparados, e não leram que as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas ("espirituais"), desculpas, são palavras de Paulo verifiquem em seu exemplar bíblico II Co. 10.4.

Então, a afirmação seria: para se fazer uma grande reforma, antes de tudo temos de revolucionar a nossa dimensão de oração, começa conosco e não com outrem, pensem nisso!

Lembram-se de Neemias? Quando soube através de Hanani do acontecido em Jerusalém, uma das primeiras coisas que o copeiro do Rei fez, foi assentar, chorar, lamentar, jejuar e orar ao Deus dos céus por alguns dias (Ne. 1.4). Ora, antes de qualquer reforma cabe ao reformador preparar-se antes de lidar com a situação-problema, Neemias, segundo alguns estabeleceu um espaço de três meses em oração para ir a Jerusalém colocar os muros no lugar. Nesse sentido oração precede a reforma.

Quando vejo "meninos" na fé vociferando à respeito de avivamento, lembro-me também de outro homem, quase que não ouvimos ou lemos nada a seu respeito, porém, verbalizou algo profundo sobre tudo e todos, seu nome: Wesley Duewel: (...) na história da Igreja, cada vez que veio um avivamento, primeiro houve um período prolongado de oração e busca da face de Deus por alguns dos seus
filhos.

Amigos, oração é fonte de avivamento, Tozer já dizia: o avivamento só vem para quem o deseja com angustiosa tensidade expressa na oração perseverante, tá aí, essa frase coaduna-se com o texto de Paulo que lemos no início. Tudo isso porque a oração:

... exige espiritualidade, até Jonas que estava no ventre do grande peixe exerceu espiritualidade (Jn. 2.7) "Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou em ti a minha oração". Quando da dificuldade, ore;

... traz consigo a manifestação do Eterno (Atos 12) "Herodes mandou prender Pedro, mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. E o anjo do Senhor visitou, toucou na cintura, e disse: Pedro levanta-te, e caíram-lhes da mão a cadeia". Não foi por esforço braçal, e sim pela força motivadora da igreja em orar.

.... gera mudança pessoal (Is. 37.2) "Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, e com o coração perfeito, e fiz o que era reto aos seus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo." Oração é algo sério e transforma de fato.

... restaura vidas (Jó 42.10) "E o senhor virou e/ou restaurou o cativeiro de Jó, quando este pelos seus amigos." Ahhhh se fosse assim...

Não citarei mais versículos, posto que está evidente que orar é ter o espírito humano sensível as coisas Eternas, ademais, temos de cultivar a nossa persistência em oração (Mt. 26.41) disse Jesus: "vigiai e orai...". É necessário introduzir nossa vida no ministério na da oração.

Perguntaram a Billy Graham qual era o segredo do avivamento, resposta? São três: primeiro orar, segundo orar e terceiro orar. William Seymour orava sete horas a Deus para receber revestimento de poder, Lutero três horas diária, Withefield oito horas...

John Wesley descreveu que houve uma noite, por volta das três da manhã, quando estavam em oração, que o poder de Deus veio de forma tão profunda sobre eles a ponto de gritarem assombrado com a glória de Deus em uma só voz. (Diário de Wesley. São Paulo: Arte Ed., 2009)

Não foram poucos que beberam das águas que emanaram do trono da graça, aliás, elas ainda são derramadas, de modo que todo aquele que Nele crê tenha dentro de si mesmo uma fonte que jorra inesgotavelmente para Eternidade,

Não posso deixar de incluir a essa lista Leonard Ravenhill que no seu texto Whay Revival Tarries (1959, pg. 16), disse: "A verdade é que o pregador que não passa pelo menos duas horas por dia em oração, não vale um vintém, por mais título que possua."

Como ficamos diante dessas poucas declarações? Não, não ficamos, é vergonhoso tentar abrir a boca depois de ler esse texto e contar vantagens dizendo que é coisa do passado. Não creio nisso. se não tiver palavras para orar, saiba ler Rm 8.26: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas os mesmo Espírito, intercede por nós com gemidos inexprimíveis."

Antes do Espírito descer no cenáculo nossos irmãos estavam orando sentindo muito pela ausência do Mestre, quando de repente... Precisamos de um avivamento que nos faça cair de joelhos antes dele começar, seguindo Jonh Barridge concordo com ele no que descreve: "todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela”.

Não boa meus manos na fé, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu, consumiu o holocausto e os sacrifícios e a glória do Senhor encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa.

Perseverem orando em todo tempo...
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.